Meu INSS: Serviços da Previdência disponíveis para acesso ONLINE

INSS amplifica a digitalização dos seus serviços em 2021. Os aposentados e pensionistas do INSS agora podem resolver a maioria de suas pendências por meio do aplicativo Meu INSS. A ferramenta funciona como uma extensão do atendimento realizado nas agências e permite com que os segurados acompanhem o andamento de seus protocolos.

Meu INSS: Serviços da Previdência disponíveis para acesso ONLINE (Imagem: Google)
Meu INSS: Serviços da Previdência disponíveis para acesso ONLINE (Imagem: Google)

Em funcionamento antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, o app Meu INSS está cada vez mais completo. Devido as necessidades de isolamento social para os segurados, o órgão passou a modificar a forma como os atendimentos são feitos, transformando grande parte em digitais.

Serviços pelo Meu INSS

Na plataforma é possível solicitar benefícios, como o auxílio doença, pensões, aposentadorias e mais. Além disso, os segurados também conseguem fazer os agendamentos de perícias médicas e outros procedimentos com a obrigatoriedade de comparecer em uma agência.

Para quem está com um processo em andamento, é possível ainda conferir o andamento por meio do número do protocolo. Consultas sobre valores e datas de pagamento também são ofertadas pela ferramenta.

Confira a lista completa dos serviços pelo Meu INSS

  • Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
  • Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
  • Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário)
  • Acesso ao extrato de empréstimo consignado
  • Acesso ao extrato de imposto de renda
  • Acesso à carta de concessão do benefício
  • Agendamento e resultado de perícia médica
  • Consulta à revisão do benefício
  • Pedido de recurso de benefício por incapacidade
  • Pedido de cessação de benefício por óbito
  • Cadastro ou renovação de representante legal
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário
  • Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
  • Cadastro de pensão alimentícia
  • Cálculo de contribuição em atraso, emissão e ou cálculo de GPS
  • Atualização de dados cadastrais

Como se conectar ao Meu INSS?

Para poder se conectar basta baixar a ferramenta no celular e utilizar o número do CPF, data de nascimento e nome completo para a validação do registro.

Cada segurado deve gerar a própria senha de acesso pessoal para garantir a segurança de seus dados. Uma vez registrado, de forma gratuita, basta monitorar os serviços desejados.

Para mais detalhamentos sobre o app acompanhe nosso portal.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.