Prefeitura do Rio de Janeiro confirma reajuste no valor do IPTU em 2021

No Rio de Janeiro, o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2021 terá um reajuste de 4,23%. O percentual de reajuste equivale a inflação acumulada nos últimos 12 meses pelo IPCA-E, calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Prefeitura do Rio de Janeiro confirma reajuste no valor do IPTU em 2021 (Imagem FDR)

O reajuste foi anunciado nesta semana, quando o IBGE divulgou a inflação acumulada do último trimestre de 2020. O cálculo é baseado no período entre 15 de setembro e 15 de dezembro.

Os pagamentos em cota única e a primeira parcela vencem no dia 5 de fevereiro. Como já acontece de costume, os pagamentos à vista recebem 7% de desconto.

O percentual de reajuste é parecido com o concedido em 2019 para 2020, quando o IPCA-E ficou em 4,22% na ocasião.

Imagem: O Globo

Corte de gastos

A partir do ano que vem, como forma de conter gastos, a prefeitura não irá mais enviar carnês do IPTU para a população, somente uma guia única. Os moradores que escolherem o pagamento parcelado deve pagar a primeira parcela com o código de barras impresso na guia de cobrança.

Para o pagamento das demais parcelas, o contribuinte deve imprimi-las pela internet no Portal Carioca Digital, as guias começam a ser enviadas em janeiro.

Cidades da Baixada Fluminense definem calendário do IPTU 2021

Os moradores de Nova Iguaçu receberão um desconto de 10% se quitarem o imposto até o dia 10 de fevereiro. Já em Mesquita, os pagamentos à vista vão garantir 12% de desconto até o dia 29 de janeiro ou de 8% para os contribuintes que pagarem até 26 de fevereiro.

Na cidade de Duque de Caxias, a prefeitura também determinou duas datas para descontos em cota única. Os pagamentos até 12 de fevereiro terão desconto de 7% no valor do IPTU. Já os pagamentos até 12 de março contam com 4%.

Em Belford Roxo, os pagamentos à vista até 10 de fevereiro recebem abatimento de 10%.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.