PIS/PASEP 2021: Quem recebe abono salarial a partir de janeiro? Veja calendário!

Desde julho deste ano, os trabalhadores que possuem direito aos benefícios estão recebendo o abono salarial PIS/PASEP. Algumas pessoas já podem retirar em 2020. Por outro lado, outras pessoas terão acesso ao valor somente em 2021. Descubra quem receberá a quantia prevista aos trabalhadores de baixa renda.

PIS/PASEP 2021: Quem recebe abono salarial a partir de janeiro? Veja calendário!
PIS/PASEP 2021: Quem recebe abono salarial a partir de janeiro? Veja calendário! (Imagem: Minne Santos)

O Programa de Integração Social (PIS) é destinado aos empregados de inciativa privada. O calendário para este programa leva em consideração o mês de nascimento do trabalhador, sendo de responsabilidade da Caixa Econômica Federal. O calendário segue o mês de nascimento da pessoa.

Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é destinado aos servidores públicos. O pagamento deste programa é feito pelo Banco do Brasil. O pagamento pelo calendário segue de acordo com o número final do benefício.

O abono tem o valor de até um salário mínimo (R$ 1.045), a depender do tempo proporcional trabalhado no ano anterior. Sendo assim, conforme o salário mínimo passa por mudança, o valor do benefício também passa por reajuste.

Quem tem direito ao abono salarial

Tem direito ao abono os trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada em 2019 — sendo que é preciso ter trabalhado, ao menos, por 30 dias.

É necessário estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos. Além disso, os dados precisam estar atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

PIS/PASEP 2021: TUDO sobre calendário & pagamento do Abono Salarial

Calendário do PIS/PASEP

PIS (Programa de Integração Social)

O dinheiro estará disponível para todos os trabalhadores até o dia 30 de junho de 2021.

PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público)

Da mesma forma, o dinheiro estará disponível para todos os trabalhadores até o dia 30 de junho de 2021.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile