FIM do auxílio emergencial tem data cravada para acontecer; como economia deve reagir?

Pontos-chave
  • Governo anuncia data final do auxílio emergencial;
  • Em 2021 economia deve ser negativada;
  • Bolsa Família permanece sem previsão para início de janeiro.

Governo anuncia fim do auxílio emergencial e economia reage. Nessa semana, o ministério da cidadania informou que estará concedendo as últimas parcelas do coronavoucher até o dia 27 de janeiro. Não haverá a probabilidade de renovação da proposta, segundo o presidente Jair Bolsonaro. No texto abaixo, entenda os efeitos econômicos de sua decisão.

FIM do auxílio emergencial tem data cravada para acontecer; como economia deve reagir? (Imagem: Reprodução/Google)
FIM do auxílio emergencial tem data cravada para acontecer; como economia deve reagir? (Imagem: Reprodução/Google)

Concedido desde o mês de abril, o auxílio emergencial tem sido responsável por movimentar o PIB brasileiro durante todo este ano de crise. A medida foi criada justamente com a finalidade de propor uma redução nos impactos econômicos do novo coronavírus, mas deverá ser encerrada ao longo dos próximos 30 dias.

Auxílio emergencial cancelado

Depois de meses em debate se prolongaria ou não o benefício, o presidente Jair Bolsonaro deu seu ultimato informado que não haverá novas concessões em 2021.

Segundo ele, o que pode ser feito é uma transferência dos segurados do auxílio emergencial para o Bolsa Família, mas a medida ainda está em análise.

Contrapartida o ministro da economia, Paulo Guedes, concedeu entrevista afirmando não descartar autorizar novos pagamentos. Mas disse que a decisão só será tomada em meados de fevereiro e março de 2021, quando forem avaliados os efeitos do fim do programa.

Economia deve reagir negativamente

“Sem o auxílio emergencial, o PIB teria caído muito mais”, diz Sergio Vale, economista-chefe e sócio da MB Associados. De acordo com ele, a distribuição de renda fez com que o PIB fosse acrescentado em 2,4 pontos. Pelas avaliações, a economia deverá decair de 4,3%, ante 6,5% no cálculo anterior.

Já a economista Alessandra Ribeiro, diretora de Macroeconomia da Tendências Consultoria, explica que o auxílio vinha sendo responsável por 4,5% na renda ampliada da população Em sua visão, a suspensão do benefício deverá ter efeitos diretos no crescimento da pobreza.

“Somente as famílias das classes D e E terminam o ano com um incremento da massa de renda de 27%”, diz.

“O auxílio foi fundamental para ajudar a recompor parte da renda das famílias e puxar o varejo”, diz Juan Jensen, sócio da 4E Consultoria.

Quais as projeções econômicas para 2021?

De acordo com o boletim Focus, o mercado deve crescer em 3,46% em 2021. Porém se o auxílio emergencial estivesse sendo concedido esse valor deveria ser ainda maior. A expectativa é que até março números como desemprego, fome e miséria sejam reajustados negativamente.

No que diz respeito ao desemprego, há quem defenda que com o fim do programa as pessoas voltaram para procurar vagas no mercado. Porém, não se pode desconsiderar que parte significativa das pequenas empresas, de certa forma, também estavam sendo contempladas com o benefício.

FIM do auxílio emergencial tem data cravada para acontecer; como economia deve reagir? (Imagem: Reprodução/Google)
FIM do auxílio emergencial tem data cravada para acontecer; como economia deve reagir? (Imagem: Reprodução/Google)

Mercados, farmácias e demais serviços de abastecimento deverão sofrer uma redução drástica no número de vendas. Além disso, atividades de mão de obra como pedreiros, entre outros, também sentiram os efeitos do fim do pagamento.

Outra projeção negativa diz respeito ao crescimento da inadimplência em uma série de serviços. Cartões de crédito, contas de água e luz, deverão ser adiadas tendo em vista a redução na verba dos segurados.

Já na hora de fazer feira, a expectativa é que a lista de compras seja diminuída, fazendo com que a população adquira o mínimo possível para manter comida na mesa.

Nesse ponto o cenário é ainda mais grave, tendo em vista a inflação no setor alimentício. A aquisição de proteínas, como carne, por exemplo, tende a ser cada vez menor.

Como os projetos sociais podem ajudar?

Por fim, há ainda um grande questionamento sobre como o governo deverá atuar para minimizar os impactos da crise. Até o momento a esperança é que o Bolsa Família passe a atuar de forma amplificada. Porém nenhuma certeza foi concedida por parte da gestão pública.

Espera-se de que a primeira quinzena de janeiro novos informes sobre o programa sejam liberados, pois nem mesmo o calendário de pagamentos que deveria iniciar até o próximo dia 15, foi disponibilizado.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.