ESTAS universidades de São Paulo farão o vestibular 2021 online

Mais universidades têm aderido à aplicação do vestibular 2021 online. Recurso que possibilita mais inscritos, mas também demanda uma maior preparação tanto da instituição quanto dos vestibulandos.

ESTAS universidades de São Paulo farão o vestibular 2021 online
ESTAS universidades de São Paulo farão o vestibular 2021 online (Imagem/Reprodução: Google)

2020 foi um ano em que todos fomos inseridos, de alguma forma, na era digital. No país já haviam vários cursos à distância sendo ofertados. Mas a pandemia trouxe a necessidade de adequação daquelas áreas que ainda não haviam feito uso dessa modalidade de ensino.

Agora, várias instituições superiores de São Paulo estão aderindo ao vestibular 2021 online.

Universidades paulistas que aderiram ao vestibular 2021 online

Diversas instituições de ensino superior no estado já demonstraram interesse em realizar essa modalidade de seleção. Algumas são a Mackenzie, PUC, Insper, FGV e ESPM.

Para o coordenador do vestibular da Mackenzie, Milton Pignatari, a opção foi viável à instituição. Mesmo que todos os protocolos de biossegurança tivessem sido tomados por ela.

Isso porque com a prova online, não há risco de contaminação entre os participantes e envolvidos, aglomerações não são geradas, entre outras questões.

“Mesmo com todos os protocolos rigorosamente prontos, preferimos a prova online”, disse o coordenador do Vestibular do Mackenzie.

Na Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, a ideia de adoção dessa já estava sendo colocada em prática. Mas a pandemia acelerou o processo.

A instituição já realizava entrevista e redação online como meio de avaliação.

“Esse modelo de seleção, com entrevista, é usado por renomadas instituições do exterior”, afirmou o vice-presidente acadêmico da instituição, Alexandre Gracioso.

Guilherme Martins, diretor da Graduação do Insper, brinca que a aplicação da prova virtual funciona como uma espécie de VAR, em que o processo passa por várias instâncias: a da tecnologia, dos fiscais de prova, da supervisão do exame e a direção da instituição.

Dificuldades da aplicação do vestibular 2021 online

Essa modalidade, como afirmou Alexandre Grandioso, é muito usada em diversos países, mas no Brasil é algo relativamente novo.

Apenas cursos que já eram previstos para serem EaD geralmente aderiam a essa forma de aplicação do vestibular. Mas 2020 trouxe a mudança e uma série de desafios.

Para a vice-presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Elisabeth Guedes, a questão central dos vestibulares online no Brasil é a insuficiência de software de segurança.

Algumas instituições aderiram ao uso de câmera e microfone durante a avaliação, na tentativa de fazer com que o processo seja o mais transparente possível, evitando fraudes.

Siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.