Auxílio emergencial vai ser prorrogado em 2021? Descubra a verdade!

Pagamento do auxílio emergencial em 2021 pode ser uma realidade para milhares de brasileiros. Com o fim do ano batendo na porta, parte significativa da população encontra-se em dúvida sobre a manutenção do coronavoucher. Devidos aos crescimentos no número de contaminados pela covid-19, há quem acredite que o benefício deverá ser mantido em janeiro.

Auxílio emergencial vai ser prorrogado em 2021? Descubra a verdade! (Imagem: Google)
Auxílio emergencial vai ser prorrogado em 2021? Descubra a verdade! (Imagem: Google)

Manter ou não o auxílio emergencial em 2021 é uma das grandes incógnitas do presidente Jair Bolsonaro e sua equipe.

Inicialmente o chefe de estado afirmou que não haveria a menor possibilidade de estender o programa de renda, mas logo na sequência o ministro da economia, Paulo Guedes, alegou não descartar a possibilidade.

Até quando funcionará o auxílio emergencial?

Até o momento a previsão é de que o programa seja definitivamente encerrado no dia 27 de janeiro. O governo deverá depositar todas as parcelas até o sexto e último ciclo, e assim não haverá novas liberações intituladas de auxílio emergencial.

Porém, segundo Guedes, caso os números do covid-19 permaneçam em alta há ainda uma possibilidade de manter a extensão de renda. Ele afirmou que a decisão só poderá ser tomada quando forem contabilizados os efeitos do fim do programa.

Ou seja, acredita-se que se for voltar a funcionar o auxílio emergencial deverá vivenciar uma nova fase somente do mês de março em diante.

Extensão do Bolsa Família

Bolsonaro segue afirmando que não aprovará a manutenção do coronavoucher. A sua ideia é que parte dos segurados passem a ser inclusos na folha de pagamento do Bolsa Família. Ainda nessa semana o chefe explicou que com o fim do auxílio estará injetando dinheiro no cofrinho do BF.

Sobre como acontecerá a transferência dos segurados, ainda não foi liberado nenhum detalhe. Acredita-se que a mesma deverá ser feita por meio do critério de renda, sendo inclusos no BF aqueles que estiverem em maior situação de vulnerabilidade.

De modo geral, ambas as pautas só passarão a ser debatidas entre a segunda quinzena de janeiro e o mês de fevereiro, esperando que uma tomada de decisão seja feita no máximo em março para que a população não fique por muito tempo descoberta.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Auxílio emergencial vai ser prorrogado em 2021? Descubra a verdade!

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA