13° salário, FGTS e abono PIS/PASEP poderão ser antecipados para girar economia

Os brasileiros já sabem que não haverá mais uma prorrogação do auxílio emergencial, com isso, o governo está pensando em outras estratégias para não ter uma queda na economia. A equipe econômica do governo tem analisado antecipar alguns benefícios, como o 13° salário, FGTS e o abono PIS/PASEP.

13° salário, FGTS e abono PIS/PASEP poderão ser antecipados para girar economia
13° salário, FGTS e abono PIS/PASEP poderão ser antecipados para girar economia (Imagem: FDR)

Essas medidas são para amenizar o espaço deixado pelo fim do auxílio emergencial. Dessa maneira, a economia brasileira e o comércio, que estava voltando de forma gradual, pode não aguentar mais essa falta de dinheiro no mercado.

Por esse motivo, a equipe econômica do governo está estudando antecipar o pagamento dos seguintes benefícios em 2021: 13° salário dos aposentados do INSS , FGTS e o abono PIS/PASEP. O 13° salário dos segurados só seria pago em situação de calamidade pública.

Sendo assim, esse pagamento só seria liberado caso haja um novo aumento de casos de contaminação por Covid-19 em 2021. Isso é esperado por especialistas da saúde que acreditam que o Brasil já está vivenciando a 2ª onda da doença.

O outro benefício que está sendo analisado para a antecipação é o abono salarial do PIS/Pasep. Esse é direcionado aos trabalhadores públicos e de iniciativa privada.

Já o pagamento do FGTS seria da mesma forma que aconteceu este ano, devido à pandemia, pelo FGTS emergencial. Sendo assim, seria liberado mais um saque, de até um salário mínimo, das contas ativas ou inativas, para os trabalhadores que possuem saldo no Fundo.

Com essas medidas, caso sejam aprovadas, o país poderá retomar o crescimento econômico de maneira sustentável, sem criar novas dívidas e despesas, até o momento que o Brasil consiga imunizar toda a sua população com a vacinação.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, não descartou a possibilidade de antecipar os benefícios no próximo ano. Ele afirmou que esses benefícios fazem parte das ferramentas que o governo tem e que pode usar sem furar o teto de gastos.

Além disso, outra ação que pode vim a ser adotada pelo governo é o adiamento da arrecadação dos impostos em 2021. Porém, segundo o ministro, é preciso avaliar o cenário após o fim do ano e o início do próximo ano.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.