IPTU 2021, ISS e ITB podem ser pagos com cartão de crédito em Curitiba; veja as condições

A Prefeitura de Curitiba anunciou que os contribuintes do munício poderão pagar os impostos, taxas e multas municipais com uma nova forma. Tributos como IPTU, ISS e ITB serão possíveis de serem pagos com o cartão de crédito ou débito.

IPTU 2021, ISS e ITB podem ser pagos com cartão de crédito em Curitiba; veja as condições
IPTU 2021, ISS e ITB podem ser pagos com cartão de crédito em Curitiba; veja as condições (Imagem: Pixabay)

Com a novidade, cobranças como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), além de guias de recolhimento de taxas municipais poderão ser pagas com um cartão magnético.

Anteriormente, o contribuinte curitibano tinha apenas a possibilidade de pagar à vista, por meio do documento de arrecadação municipal ou guia de recolhimento correspondente.

Estão inclusos na novidade todos os documentos de arrecadação dos tributos municipais que possuam código de barras impresso. No caso de quem pagar o IPTU deste ano ainda este mês, terá a opção de usar o cartão.

Sendo assim, a pessoa será direcionada para o ambiente de intermediação do pagamento. Para isso, será preciso preencher alguns dados solicitados e escolher o número de parcelas.

Após a autorização da operadora de cartões, o contribuinte receberá um comprovante de operação da Prefeitura. O tributo é quitado de forma quase imediata, em qualquer dia da semana.

Já para o ISS, ITBI e taxas e multas pagas com guias de recolhimento, caso o cidadão tenha o documento com o código de barras impresso, já poderá utilizar o cartão magnético.

Para informar a linha digitável ou capturar o código de barras, basta acessar este link.

Operação eletrônica em Curitiba

O contribuinte que decidir pelo pagamento pelo cartão — mesmo que realize o parcelamento pela operadora do cartão — garantirá a quitação do débito mediante a Prefeitura de Curitiba, após o pagamento.

Não há taxas adicionais aplicadas pela Prefeitura no uso do cartão de crédito ou débito. Cabe destacar que as administradoras cobram encargos dos clientes. Ou seja, a quantia a ser paga dos débitos estará sujeita a acréscimos.

Para que houvesse o credenciamento das empresas a serem autorizadas a funcionas como facilitadoras de crédito, houve um chamamento público. Esta ação foi conduzida de Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.