Cadastro Único digital ganha atualização para inscrições e consultas em 2021

Brasileiros com interesse em participar dos projetos sociais do governo em 2021 devem ficar atentos para se registrarem no Cadastro Único. A plataforma funciona como um banco de dados onde são guardadas todas as informações sobre a população de baixa renda. É por meio dela que o ingresso no Bolsa Família, BPC, entre outros projetos é consolidado. No texto abaixo, saiba como manter seus registros no CadÚnico Digital.

Cadastro Único digital ganha atualização para inscrições e consultas em 2021 (Imagem: Google)
Cadastro Único digital ganha atualização para inscrições e consultas em 2021 (Imagem: Google)

Diante da pandemia do novo coronavírus, o governo precisou otimizar o funcionamento de seus serviços, criando plataformas digitais para a manutenção de seus projetos.

Já existente, o Cadastro Único passou por um processo de reformulação para conseguir obter mais detalhamentos sobre os inscritos.

O CadÚnico digital permite que o cidadão faça seu registro inteiramente online, sem precisar ir até uma unidade de atendimento do governo.

Por meio dele é possível solicitar benefícios como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, BPC e neste ano também foi incluso ao auxílio emergencial.

Sobre o Cadastro Único Digital

De acordo com o governo, a iniciativa de transformar o atendimento inteiramente online se deu mediante a necessidade de proporcionar mais agilidade e segurança no período de pandemia.

No entanto, mesmo após o fim do covid-19 a ideia é que a plataforma permaneça em utilização substituindo as consultas presenciais.

Como fazer o CadÚnico digital?

Para poder se registrar na ferramenta é só acessar o aplicativo Meu CadÚnico, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store.  Depois, basta dar início ao cadastramento fornecendo os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Estado e demais informes de endereço;
  • Declaração de renda.

CadÚnico por Telefone

É importante ressaltar ainda que o serviço também tem um atendimento por meio de chamada de voz, para isso basta ligar pelo telefone 0800 707 2003, sendo a ligação gratuita caso realizada por um aparelho residencial.

Monitoramento público

Por meio de todos os registros feitos no CadÚnico o governo passa a gerar pesquisas e demais estudos para poder fazer a manutenção dos programas sociais.

Normalmente, por meio dos balanços mensais da plataforma é que obtém o número de ingressos no Bolsa Família, por exemplo, definindo assim o índice de pobreza nacional.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA