Cadastro Único digital ganha atualização para inscrições e consultas em 2021

Brasileiros com interesse em participar dos projetos sociais do governo em 2021 devem ficar atentos para se registrarem no Cadastro Único. A plataforma funciona como um banco de dados onde são guardadas todas as informações sobre a população de baixa renda. É por meio dela que o ingresso no Bolsa Família, BPC, entre outros projetos é consolidado. No texto abaixo, saiba como manter seus registros no CadÚnico Digital.

Cadastro Único digital ganha atualização para inscrições e consultas em 2021 (Imagem: Google)
Cadastro Único digital ganha atualização para inscrições e consultas em 2021 (Imagem: Google)

Diante da pandemia do novo coronavírus, o governo precisou otimizar o funcionamento de seus serviços, criando plataformas digitais para a manutenção de seus projetos.

Já existente, o Cadastro Único passou por um processo de reformulação para conseguir obter mais detalhamentos sobre os inscritos.

O CadÚnico digital permite que o cidadão faça seu registro inteiramente online, sem precisar ir até uma unidade de atendimento do governo.

Por meio dele é possível solicitar benefícios como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, BPC e neste ano também foi incluso ao auxílio emergencial.

Sobre o Cadastro Único Digital

De acordo com o governo, a iniciativa de transformar o atendimento inteiramente online se deu mediante a necessidade de proporcionar mais agilidade e segurança no período de pandemia.

No entanto, mesmo após o fim do covid-19 a ideia é que a plataforma permaneça em utilização substituindo as consultas presenciais.

Como fazer o CadÚnico digital?

Para poder se registrar na ferramenta é só acessar o aplicativo Meu CadÚnico, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store.  Depois, basta dar início ao cadastramento fornecendo os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Estado e demais informes de endereço;
  • Declaração de renda.

CadÚnico por Telefone

É importante ressaltar ainda que o serviço também tem um atendimento por meio de chamada de voz, para isso basta ligar pelo telefone 0800 707 2003, sendo a ligação gratuita caso realizada por um aparelho residencial.

Monitoramento público

Por meio de todos os registros feitos no CadÚnico o governo passa a gerar pesquisas e demais estudos para poder fazer a manutenção dos programas sociais.

Normalmente, por meio dos balanços mensais da plataforma é que obtém o número de ingressos no Bolsa Família, por exemplo, definindo assim o índice de pobreza nacional.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.