Justificativa de ausência no ENCCEJA 2019 termina neste domingo; saiba COMO fazer

Segundo o Edital do Encceja 2020, a justificativa de ausência é um procedimento obrigatório para os inscritos no exame de 2019 que não compareceram as provas. Quem não realizar o procedimento precisará arcar com uma taxa para fazer a inscrição da próxima edição.

Justificativa de ausência no ENCCEJA 2019 termina neste domingo; saiba COMO fazer
Justificativa de ausência no ENCCEJA 2019 termina neste domingo; saiba COMO fazer (Imagem Google)

Justificativa de ausência no ENCCEJA 2019

Os inscritos tem até este domingo, 20, para registrar sua ausência noSistema Encceja. Os resultados dos registros serão divulgados no dia 28 de dezembro. Caso a justificativa seja reprovada, o participante pode entrar com um recurso no sistema até o dia 4 de janeiro do ano que vem.

Ressarcimento

Caso o inscrito não justifique sua falta na edição 2019 ou seu registro de ausência seja negado, ele deverá ressarcir R$40 para o Inep através de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), que pode ser paga em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, seguindo as determinações de cada correspondentes bancário.

Encceja 2020

As inscrições para as provas do Encceja 2020 não são automáticas mesmo quando o registro de ausência é aprovado.

As inscrições para esta edição da prova começam no dia 11 de janeiro de 2021 e terminam no dia 22 do mesmo mês neste site. Quem precisar de atendimento especial deve solicitar neste mesmo período.

Provas do ENCCEJA 2020

A aplicação das provas para o ensino fundamental e médio será no dia 25 de abril de 2021 em todos os estados e no Distrito Federal. A realização do exame é de responsabilidade do Inep, desde 2002, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

Certificado e Declaração de Proficiência

A emissão do certificado e da declaração de proficiência fica a cargo das secretarias de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

O exame

A participação no Encceja Nacional 2020 é voluntária, gratuita e voltada para jovens e adultos que não terminaram seus estudos na idade adequada para cada fase de ensino.

É exigido, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos em casos de ensino médio, na data de aplicação da prova.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.