Saiba como planejar sua carreira em 2021 e conseguir o emprego dos sonhos

O final do ano é o momento usado por muitas pessoas para refletir e definir as metas para o próximo ano. Dessa maneira, este é o momento de planejar sua carreira em 2021. Por isso, neste post iremos te dar algumas dicas de como fazer esse planejamento e conseguir o emprego tão almejado.

Saiba como planejar sua carreira em 2021 e conseguir o emprego dos sonhos
Saiba como planejar sua carreira em 2021 e conseguir o emprego dos sonhos (Imagem: Reprodução/Google)

Segundo a especialista em carreira, Daniela Gutierrez, é importante definir as metas que deseja alcançar, sendo claro e bem detalhadas. Quanto mais claras forem as metas, mais fácil fica de saber os lugares certos de ir e o que fazer.

“Se não tiver isso, você não consegue alcançar o que quer. Sem se dar conta, já se passou um dia, uma semana, um mês, e você não conseguiu chegar onde queria.”, afirmou Gutierrez. A especialista lembra que é importante ter foco na hora de definir as metas para não criar algo impossível de ser cumprido.

“Se você sabe responder quais são as suas três principais metas do ano, por exemplo, é sinal de que está em um bom caminho.”, disse Daniela. O autoconhecimento é parte fundamental de uma carreira bem sucedida.

“É importante expandir o autoconhecimento para depois fazer um planejamento profissional coerente. Saber no que você é bom, quais são os pontos a melhorar e quais são as atividades que você tem mais tendência a se dar bem. Além disso, é preciso diferenciar o seu querer do querer da sociedade ou dos pais”, completou Daniela.

Dessa maneira, caso não possua suas metas já definidas, tente responder as seguintes perguntas:

  • O que eu sei fazer?
  • No que eu sou bom?
  • O que eu quero na vida profissional?
  • O que eu quero para a minha vida?
  • No que eu preciso melhorar para alcançar o que eu quero?

Após conseguir responder esse questionamento e ter respostas bem claras, você conseguirá fazer o planejamento, com os passos a serem realizados para conseguir o alvo final. Por isso, crie suas “Smarts”.

Esse termo em inglês é formado pela sigla de algumas palavras, também em inglês. Dessa maneira, as metas devem ser:

  • Específica (specific) – O que você quer atingir?;
  • Mensurável (mensurable) – Como será medido seus avanços?;
  • Alcançável (achievable) – Quais são os fatos que mostram que é possível alcançar o seu objetivo?;
  • Relevante (relevant) – Qual é a relevância da meta?;
  • Temporal (time) – Qual o prazo para cada meta?.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.