Imposto de Renda 2021: App indica QUANTO será pago sobre seus investimentos

Para que os contribuintes de estejam em dias com as obrigações fiscais, o aplicativo DeclareFacil foi criado para que os autônomos possam declarar o Imposto de Renda 2021 de forma mais prática. Descubra sobre a funcionalidade disponível para facilitar no dia a dia de investidores e outros profissionais.

Imposto de Renda 2021: App indica quanto será pago sobre seus investimentos
Imposto de Renda 2021: App indica quanto será pago sobre seus investimentos (Imagem: Porapak Apichodilok/Pexels)

O DeclareFácil se iniciou em 2014 com o objetivo de desmistificar as dificuldades sobre a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Com a ajuda de diversos profissionais colaboradores, soluções tecnológicas foram desenvolvidas para auxiliar os contribuintes.

O aplicativo realiza o cálculo e emissão do DARF de Carnê-Leão. Este serviço é voltado para os profissionais autônomos liberais, motoristas de aplicativos e proprietários de imóveis. Além disso, os day traders e demais investidores em renda variável podem emitir o DARF avulso.

Pelo sistema, este contribuinte indicará o preço de compra de determinado ativo financeiro, os custos da aquisição e o preço de venda do ativo — com o objetivo de saber a quantidade de impostos a ser paga.

Com isso, o DeclareFacil fornecerá a possibilidade de emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Para tornar mais prático, o aplicativo possui uma função de enviar alertas ao usuário para a geração e pagamento do DARF.

Este documento precisa ser pago mensalmente por contribuintes que tem obtido lucro maior que R$ 20 mil em operações com ações ou ouro. Vale lembrar que o pagamento resultará em multa progressiva. Sendo assim, a pessoa deve se organizar para evitar atrasos.

Cálculo do Imposto de Renda 2021 para investidores

Para que o contribuinte day trader e investidor em renda variável descubra o valor  a ser indicado no DARF avulso, basta realizar esta subtração:

  • Preço de venda da ação – Preço de compra da ação – Custos = Resultado

Logo após, será preciso aplicar a alíquota correspondente sobre o resultado. O valor final será a quantia devida de imposto. Após a emissão, basta realizar o pagamento, da forma de preferência.

Para conferir mais informações sobre o serviço, acesse o site do DeclareFacil. O aplicativo com as funcionalidades pode ser baixado pelas lojas dos sistemas Android e iOS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.