Aulas presenciais em 2021 são confirmadas mesmo com agravamento da pandemia em SP

Com a nova regra, as aulas presenciais em 2021 serão retomadas a partir de 4 de fevereiro de 2021 em todo o estado de São Paulo. O retorno será gradual, mas independe da situação da cidade quanto a pandemia.

Aulas presenciais em 2021 são confirmadas mesmo com agravamento da pandemia em SP
Aulas presenciais em 2021 são confirmadas mesmo com agravamento da pandemia em SP (Imagem/Reprodução: Google)

Em pronunciamento na última quinta-feira (17), o governador de São Paulo, João Doria, anunciou a modificação da regra de flexibilização do retorno das aulas presenciais em 2021.

A decisão foi tomada levando em consideração os pedidos feitos pela Secretaria de Educação de São Paulo e o Centro de Contingência, responsável pelo controle e monitoramento do Covid-19.

“O governo de São Paulo acatou integralmente a orientação da Secretaria da Educação e do Centro de Contingência para manter o retorno gradual das aulas presenciais para o ano letivo de 2021. O decreto que autoriza as aulas em todas as fases do plano são Paulo será assinado por mim hoje e publicado amanhã no Diário Oficial do estado de São Paulo”, disse o governador.

Nova regra para o retorno das aulas presenciais em 2021

Com a nova regra, as escolas do estado de São Paulo devem voltar a ofertar aulas presencias a partir de 4 de fevereiro.

Mesmo que o estado apresente aumento no número de casos, ou retorne as fases mais restritivas da quarentena.

Segunda a Secretaria de Educação estadual, cada município ainda possui autonomia para decidir se acatará a decisão ou não. Mas se o prefeito decidir pelo retorno, todas as escolas deverão obrigatoriamente reabrir.

Anteriormente as escolas estavam aptas a decidir se retornavam ou não para as atividades presenciais.

Para entender melhor a nova regra, vamos supor que:

Determinado município esteja na fase vermelha ou laranja (em que as medidas restritivas são mais rigorosas).

Essa cidade poderá oferecer aulas presenciais para a educação infantil e ensino médio. Mas as escolas só poderão ter 35% dos alunos no espaço escolar a cada dia.

Se a cidade estiver na fase amarela, ela pode receber 70% dos alunos por dia; e se estiver na fase verde, poderá receber todos os alunos.

Acompanhe a editoria de Carreiras do FDR e tenha acesso a mais informações sobre educação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.