Sebrae cria programa de incentivo ao empreendedorismo feminino em Santa Catarina

Inclusão da mulher no mercado torna-se pauta com foco em Santa Catarina. Diante das dificuldades do covid-19, administrar o próprio negócio tornou-se algo cada vez mais difícil. Para quem vem conseguindo sobreviver a crise, há ainda antigos desafios, como no caso das mulheres que batalham para ter seus próprios espaços. Pensando nisso o Sebrae vem ofertando um curso de empreendedorismo feminino na região.

Sebrae cria programa de incentivo ao empreendedorismo feminino em Santa Catarina (Imagem: Google)
Sebrae cria programa de incentivo ao empreendedorismo feminino em Santa Catarina (Imagem: Google)

Intitulado de Sebrae Delas Mulheres, o programa em atuação em Santa Catarina objetiva fomentar o mercado de trabalho para as mulheres. Por meio de oficinas, palestras e mini cursos a instituição está orientando as empreendedoras a como manterem seus negócios.

As dificuldades são inúmeras e vão desde a contabilidade a até mesmo o preconceito de demais colegas.

Marina Elena Miggiolaro Barbieri, atual gestora do programa, explica que a iniciativa se deu mediante a necessidade de ocupação da mulher no empreendedorismo.

De acordo com ela, há um mercado em destaque para esse grupo que com capacitação adequada deverá crescer consideravelmente.

“Recomendamos a todas as empreendedoras que fiquem atentas às mudanças de hábito de seus consumidores e que acompanhem essas novas tendências justamente como vantagem competitiva para diferenciação de seus concorrentes”, afirma Marina.

Métodos do Sebrae

Visando incentivar a participação feminina no ambiente coorporativo, o Sebrae montou uma aceleradora de negócios onde é possível acompanhar as ideias para que as mesmas ganham segmento.

O curso “Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso” está fomentando o debate para que negócios femininos possam encontrar igualdade dentro do empreendedorismo. Há uma defesa de que é preciso valorizar todas as competências e as habilidades femininas para garantir o sucesso de marcas.

“Acreditamos no impacto positivo da liderança feminina no mercado e nos negócios, como forma de redução de disparidades sociais históricas. Sua presença não só no ambiente de trabalho, mas também em postos de gestão propicia um mercado com mais diversidade e diferentes pontos de vista. O empreendedorismo tem sido estratégico para estimular um processo simultâneo de inclusão e de ascensão social”, revela Marina.

As interessadas em participar podem acompanhar todas as informações por meio da página do Sebrae Santa Catarina, onde há programação dos cursos e mais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.