Pré-matrícula 2021 online começa no Rio Grande do Sul; veja como fazer

Mais um estado acaba de anunciar a abertura do período de pré-matrícula 2021, agora é a vez dos estudantes da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. O procedimento está sendo feito diretamente no site da Seduc desde terça-feira (15).

Pré-matrícula 2021 online começa no Rio Grande do Sul; veja COMO fazer
Pré-matrícula 2021 online começa no Rio Grande do Sul; veja COMO fazer (Imagem/Reprodução: Google)

Com pré-matrícula online, a Secretária de Educação do Rio Grande do Sul espera atender alunos do ensino fundamental e médio.

Calendário de pré-matrícula do Rio Grande do Sul

Os pais ou responsáveis que desejam ter seus filhos estudando na rede estadual do estado precisam ficar atentos ao calendário elaborado pela Seduc para a pré-matrícula, rematrícula e transferência escolar.

De 15 de dezembro a 3 de janeiro serão aceitas a pré-matrícula 2021 para estudantes novatos, ou seja, aqueles que ainda não estudaram na rede estadual de ensino.

Nessa data tanto os estudantes do ensino fundamental (a partir de 6 anos de idade) quanto do ensino médio, podem fazer o procedimento.

Será possível escolher 3 instituições de ensino em que o estudante pretende estudar e o resultado deve ser enviado diretamente no e-mail cadastrado.

De 21 de dezembro a 20 de janeiro acontecerá a rematrícula, apenas aqueles estudantes que não fizeram as atividades propostas pelo professor em 2020 deverão manifestar o interesse em se rematricular.

Aqueles que estiveram ativos no ano de 2020 terão sua matricula renovada automaticamente. A rematrícula acontecerá presencialmente na unidade escolar em que o estudante está matriculado.

De 18 a 31 de janeiro de 2021 é o período destinado para a transferência entre escolas. O pedido de transferência será feito virtualmente.

Nesse procedimento o responsável poderá selecionar até 3 opções de escola em que pretende que o estudante ingresse.

Para esse procedimento a confirmação de matricula deverá ser feita presencialmente.

Pré-matrícula 2021

Estudantes novatos na rede estadual de ensino podem realizar a pré-matrícula 2021 de 15 de dezembro de 2020 a 3 de janeiro de 2021. Basta acessar o site da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul e seguir os passo:

  • Inserir as informações pessoais do estudante.
  • Selecionar o tipo de ensino, a série e o turno em que o estudante vai ingressar.
  • Escolher até três unidades escolares para ingresso, de acordo com a localidade e a série de ingresso do estudante.
  • Informar se o estudante possui algum irmão matriculado em alguma das escolas selecionadas.

Para saber mais sobre educação, fique de olho na editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.