Novo Bolsa Família 2021 ganha mais força após pronunciamento do Ministro da Cidadania

Na corrida contra o tempo para lançar um novo projeto social, o governo federal reforça a criação de um novo Bolsa Família. Na última sexta-feira (11), o ministro da cidadania, Onyx Lorenzoni anunciou que acaba de finalizar o texto de reformulação do maior programa de baixa renda do país. De acordo com ele, os detalhamentos serão entregues na próxima semana, quando o presidente Jair Bolsonaro aprovar a proposta.

Novo Bolsa Família 2021 ganha mais força após pronunciamento do Ministro da Cidadania (Imagem: Google)
Novo Bolsa Família 2021 ganha mais força após pronunciamento do Ministro da Cidadania (Imagem: Google)

Em evento realizado na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), na cidade do Recife (PE), Lorenzoni explicou seus planos quanto a agenda social do Brasil em 2021.

Sem muitos detalhes, o gestor afirmou que o atual Bolsa Família passará por uma reformulação de modo que possa contemplar um número maior de cidadãos.

De acordo com o ministro, o novo projeto deve ser visto de uma forma revolucionária, sendo jamais aplicados em outros países.

Além disso, questionado sobre a implementação e no silenciamento para mais detalhes, afirmou que fará uma coletiva ao longo da próxima semana, tendo em vista que o texto ainda precisa da aprovação de Bolsonaro.

“Eu preciso que o presidente, eu tenho um grau de lealdade absoluta ao presidente, na hora que ele me der o OK, eu espero que ele faça isso na próxima semana, aí a gente vai apresentar o programa completo. É uma coisa revolucionária. Nenhum país que tenha programa social tem um programa social como ele foi concebido para ser o que eu chamo internamente de ‘Novo Bolsa Família’“, disse.

Correção no número de aceitos no Bolsa Família

Em crítica ao atual modelo do Bolsa Família, validado ainda no governo Lula, Onyx afirmou que há um erro em sua concepção.

Segundo ele, atualmente o programa recebe cerca de 5 milhões de famílias que ganham até R$ 40 e R$ 80 mensais, sendo seu desejo ofertar para essas pessoas oportunidades no mercado de trabalho.

“A gente já trabalhava isso desde novembro do ano passado, quando eu ainda estava na Casa Civil. Depois que eu fui pra Cidadania, nós continuamos trabalhando. O programa está pronto, é um programa completamente diferente do que ele foi pensado originalmente, muito mais efetivo e que vai trabalhar com a promoção das famílias. Vai trabalhar com a emancipação através do emprego, além de trazer questões de mérito importantes para o programa”, afirmou.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.