Como realizar matrícula escolar 2021 do Rio de Janeiro pela internet? Confira o passo a passo

A partir da próxima sexta-feira, 18, a matrícula escolar 2021 do Rio de Janeiro estará disponível virtualmente. Quem já estuda na rede municipal e não desejar se transferir terá sua matricula renovada automaticamente.

Como realizar matrícula escolar 2021 do Rio de Janeiro pela internet? Confira o passo a passo
Como realizar matrícula escolar 2021 do Rio de Janeiro pela internet? Confira o passo a passo (Imagem/Reprodução: SEDU RJ)

A Secretaria Municipal de Educação abrirá o processo de matrícula escolar 2021 do Rio de Janeiro às 8 horas da manhã da próxima sexta-feira, 18.

Como fazer a matrícula escolar 2021 do Rio de Janeiro?

Primeiro, o responsável precisa acessar o portal Matrícula Rio e clicar em Fazer Matrícula.

Então, uma nova janela será aberta onde o interessado deve informar o tipo de escola em que o candidato estudou anteriormente, e também a data de nascimento.

Para a realização da matricula escolar 2021 do Rio de Janeiro será necessário ter o número de matricula em mãos, mas não se desespere. O sistema aceita a consulta do número por meio do nome do estudante e dos seus pais.

Feito isso, será possível ter acesso às instituições de ensino que oferecem as vagas para a escolaridade do estudante. Lembrando que o sistema geralmente só carrega as instituições que possuem vagas abertas.

Na matricula dos estudantes da educação especial os responsáveis devem escolher o local em que o estudante será avaliado. Essa avaliação é feita para que o encaminhamento do estudante seja feito à unidade escolar que melhor atende às suas necessidades.

No caso de creches, os estudantes serão encaminhados de acordo com o bairro selecionado durante o procedimento.

Lembramos que os responsáveis, em todos os níveis de educação, deverão comparecer à escola no início das aulas que a criança ou adolescente irá estudar e apresentar a documentação necessária, descrita do comprovante de matricula que é gerado após a finalização de todos os procedimentos.  

Calendário de matricula escolar 2021 do Rio de Janeiro

  • 18 a 21 de dezembro 2020 – Educação Especial (alunos a partir de 4 anos de idade que tenham deficiência)
  • 14 a 16 de dezembro 2020 – Escola Municipal Cívico-Militar Carioca (6º ao 9º ano)
  • 05 a 10 de janeiro 2021 – Creche (bebês de 6 meses a 3 anos e 11 meses)
  • 08 a 13 de janeiro 2021 – Pré-escola/Ensino Fundamental e EJA (transferência)
  • 19 a 24 de janeiro 2021 – Pré-escola/Ensino Fundamental e EJA (alunos novatos)

Siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.