Uso do FGTS e juros baixos aquecem financiamentos pelo Minha Casa Minha Vida em 2020

Mercado parece positivo para quem deseja adquirir um imóvel. Na última semana, uma reportagem especial do Valor Econômico revelou que o financiamento imobiliário registrou uma alta diante da redução nas taxas de juros e rentabilidade do FGTS. De acordo com especialista no segmento, a previsão é que programas como o Minha Casa Minha Vida e Casa Verde e Amarela estejam animando o setor de construção.

Uso do FGTS e juros baixos aquecem financiamentos pelo Minha Casa Minha Vida em 2020 (Imagem: Google)
Uso do FGTS e juros baixos aquecem financiamentos pelo Minha Casa Minha Vida em 2020 (Imagem: Google)

Mesmo sendo um ano de forte crise econômica, o mercado imobiliário está com projeções positivas.

Através do Minha Casa Minha Vida, o número de solicitações de financiamento vem sendo amplificado, o que significa que o ano de 2021 deverá ser de grande movimentação para esse setor.

O principal motivo para tamanho interesse dos brasileiros está relacionado à queda da taxa de juros, e ao fato de que os subsídios do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) estarem aumentando os recursos da caderneta de poupança.

Mesmo com os efeitos negativos do covid, pode-se comprovar que em 2020 não foi registrado um esgotamento da suplementação orçamentária, o que ocorre tradicionalmente todo ano a partir do mês de outubro. Dessa forma, espera-se que a aquisição de imóveis seja ainda mais forte em 2021.

FGTS fomenta financiamentos

O secretário nacional de Habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Alfredo Eduardo dos Santos, explica que um dos pontos positivos da ligação do FGTS com os programas habitacionais é reduzir as possibilidades de um congelamento nos contratos.

Ele afirma que, mesmo no começo do ano, com a instabilidade do que viria a ser o Casa Verde e Amarela, as construtoras receberam estímulos para atuação tendo em vista que os juros são menores, ou seja, a população fica ainda mais interessada em contratar o serviço.

Ainda de acordo com o secretário, o novo programa, fruto do governo Bolsonaro, deverá fomentar mais o alinhamento pelo FGTS. A ideia é que a população passe a ver o fundo de garantia como uma poupança garantida na compra do imóvel.

É válido ressaltar que no Norte e no Nordeste, onde os juros serão ainda menores, o governo espera uma atuação mais efetiva. Seja por meio de reformas ou aquisição de uma casa, o novo projeto deverá balançar o mercado imobiliário de forma positiva pelos próximos anos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.