Concurso da Polícia Federal 2021: VAGAS, inscrições e divulgação do calendário

Texto do Diário Oficial da União confirma a realização do concurso da Polícia Federal. Serão 1.500 vagas para os cargos de agente, delegado, escrivão e papiloscopista. O edital deve ser publicado no primeiro semestre de 2021.

Concurso da Polícia Federal 2021: VAGAS, inscrições e divulgação do calendário
Concurso da Polícia Federal 2021: VAGAS, inscrições e divulgação do calendário (Imagem/Reprodução: Google)

Na última sexta-feira (11), o D.O.U trouxe a portaria assinada por Rolando Alexandre de Souza, diretor-geral da Policia Federal que autoriza a realização do concurso da Polícia Federal em 2021.

O edital do processo seletivo ainda não tem data definida para ser divulgado. Mas já se sabe que é preciso ter nível superior de formação para participar.

Cargos disponíveis no Concurso da Polícia Federal

Ao todo, o processo seletivo contará com 1.500 vagas, que estarão distribuídas da seguinte forma:

  • 84 vagas de papiloscopista;
  • 123 vagas de delegado;
  • 400 vagas de escrivão;
  • 893 vagas de agente.

Os locais de atuação, salário e demais informações devem ser divulgadas apenas no edital.

Funções dos cargos do Concurso da Polícia Federal em 2021

Se você está pensando em prestar um concurso público, mas ainda não decidiu qual o cargo que pretende ocupar.

Ou se está de olho especificamente na carreira na Polícia Federal, esse é o momento de entender melhor as atribuições dos cargos que estarão disponíveis no próximo ano.

Papiloscopista: É o profissional que ajuda na solução de casos. Ele analisa digitais, realiza laudos e exames, cuida de traçar projeções de envelhecimento, cuida do armazenamento de informações e outras questões ligadas ao reconhecimento humano.

Delegado: Para o cargo de delegado, geralmente, é necessário que o candidato tenha graduação em direito, mesmo sem registro na OAB. Na Policia Federal esse profissional preside inquéritos e cuida das atividades da Polícia Judiciaria.

Escrivão: O escrivão é um profissional muito importante dentro da corporação, pois é ele quem vai cuidar das documentações, por exemplo, autos de prisão, elaboração de boletins de ocorrência e mais. Também é ele quem cuida do recolhimento e armazenamento de objetos apreendidos, ouve as partes envolvidas buscando apurar fatos, entre outras funções.

Agente: Esse é aquele profissional que geralmente vemos nas ruas fazendo cumprir medidas de segurança, realizando investigações, fazendo operações, entre outras funções.

Continue acompanhando a editoria de Carreiras do  FDR

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.