Bolsa Família: Quando começa e termina a ÚLTIMA parcela do auxílio emergencial?

Os pagamentos da última parcela do auxilio emergencial que tem o valor de R$300 ou R$600 para mães chefes de família, começaram na quinta-feira, 10, para os beneficiários do Bolsa Família.

Bolsa Família: Quando começa e termina a ÚLTIMA parcela do auxílio emergencial?
Bolsa Família: Quando começa e termina a ÚLTIMA parcela do auxílio emergencial? (Imagem: Reprodução/Google)

Os pagamentos seguem um calendário que foi organizado de acordo com o dígito final do NIS (Número de Identificação Social) como já é de costume no programa social. A único detalhe que muda é que devido as festas de fim ano, o calendário de dezembro é antecipado.

Sendo assim, a Caixa inicia os pagamentos pelos beneficiários com o NIS final 1 e assim sucessivamente até o dia 23. Confira o calendário completo.

Pagamentos do Bolsa Família através da Conta Social

A partir deste mês, os valores do Bolsa Família serão depositados na conta poupança digital da Caixa. Os beneficiários que possuem o NIS com final 9 e 0 serão os primeiros a receber desta forma.

Os recursos serão movimentados através do aplicativo Caixa Tem que foi criado inicialmente para o pagamento das parcelas do Auxílio Emergencial em meio a pandemia do coronavírus. O saque do FGTS emergencial foi o segundo serviço a ser disponibilizado no aplicativo.

O Ministério da Cidadania diz que esta iniciativa será a “maior inclusão bancária da historia do Bolsa Família”. Segundo os dados da pasta, cerca de 9 milhões de beneficiários do programa social não possuem conta em banco.

Porém o governo assegura que esta nova forma de pagamento não vai extinguir o saque do benefício com o Cartão Cidadão ou Cartão do Bolsa Família.

“Os beneficiários podem ficar tranquilos, pois a mudança será gradual e todos poderão continuar recebendo da mesma forma que recebiam antes”, diz, Fabiana Rodopoulos, secretária nacional de Renda e Cidadania do ministério.

Calendário da última parcela do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família

Data de pagamento Quem recebe
10 de dezembro Beneficiários com NIS de final 1
11 de dezembro Beneficiários com NIS de final 2
14 de dezembro Beneficiários com NIS de final 3
15 de dezembro Beneficiários com NIS de final 4
16 de dezembro Beneficiários com NIS de final 5
17 de dezembro Beneficiários com NIS de final 6
18 de dezembro Beneficiários com NIS de final 7
21 de dezembro Beneficiários com NIS de final 8
22 de dezembro Beneficiários com NIS de final 9
23 de dezembro Beneficiários com NIS de final 0

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.