IPTU 2021: Cidades da Baixada Fluminense definem CALENDÁRIO para cobrança

As prefeituras da Baixada Fluminense já começaram a divulgar os calendários de pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), e os moradores precisam ficar atentos as datas estipuladas e aos descontos ofertados para quem efetuar o pagamento em cota única. Veja os detalhes.

IPTU 2021: Cidades da Baixada Fluminense definem CALENDÁRIO para cobrança
IPTU 2021: Cidades da Baixada Fluminense definem CALENDÁRIO para cobrança (Imagem FDR)

Os moradores de Nova Iguaçu receberão um desconto de 10% se quitarem o imposto até o dia 10 de fevereiro. Já em Mesquita, os pagamentos à vista vão garantir 12% de desconto até o dia 29 de janeiro ou de 8% para os contribuintes que pagarem até 26 de fevereiro.

Na cidade de Duque de Caxias, a prefeitura também determinou duas datas para descontos em cota única. Os pagamentos até 12 de fevereiro terão desconto de 7% no valor do IPTU. Já os pagamentos até 12 de março contam com 4%.

Em Belford Roxo, os pagamentos à vista até 10 de fevereiro recebem abatimento de 10%.

Parcelamento

Os pagamentos parcelados também serão oferecidos e em Duque de Caxias o imposto pode ser parcelado em até dez meses, com valor mínimo de R$70 por parcela para as pessoas físicas e de R$300 para pessoas jurídicas.

Em Nova Iguaçu o valor do tributo pode ser parcelado em até dez parcelas, sem desconto. Os vencimentos serão os mesmos para todos os contribuintes do município. Serão remetidos na cidade 394.080 carnês, sendo 67.944 de impostos territoriais e 326.136 de impostos prediais.

Segundo o Decreto 12.136 na hipótese do não recebimento do carnê para o pagamento dos tributos referentes ao exercício de 2021, o contribuinte deverá requerer a emissão da segunda via pelos meio eletrônico, acessando o Portal do Contribuinte no endereçowww.novaiguacu.rj.gov.br

As retiradas presenciais do carnê para pagamento em cota única com desconto podem ser feitas somente após 18 de janeiro na Secretaria Municipal de Economia e Finanças (Semef), localizada no prédio da Prefeitura de Nova Iguaçu, na Rua Doutor Athaíde Pimenta de Moraes 528, Centro.

O parcelamento na cidade de Mesquita pode ser feito em até 11 mensalidades, sendo a primeira com vencimento em 29 de janeiro e as outras no 15º dia útil de cada mês, terminando em novembro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.