Bilhete GRATUITO eletrônico abre cadastramento para transporte público em São Paulo

Moradores do litoral de São Paulo agora podem viajar no transporte público de forma gratuita. Nessa semana, a prefeitura de Itanhaém informou que está fazendo o cadastramento para a emissão do bilhete eletrônico em parceria com a Expresso Fênix. A ação permitirá que os usuários possam circular pela cidade sem precisar pagar as tarifas. Saiba como participar.

Bilhete GRATUITO eletrônico abre cadastramento para transporte público em São Paulo (Imagem: Google)
Bilhete GRATUITO eletrônico abre cadastramento para transporte público em São Paulo (Imagem: Google)

O bilhete gratuito para o transporte público será destinado há grupos específicos da população. As solicitações passaram a ser feitas desde essa quinta-feira (10) e se manterão ao longo das próximas semanas.

Segundo a prefeitura, é preciso acessar o portal da empresa responsável pelo transporte urbano da região para poder escolher entre as modalidades listadas mais abaixo. Depois disso, basta preencher o formulário digital e aguardar a confirmação do sistema. O cartão é retirado em um prazo de até 72h.

Conheça as modalidades e documentos para inscrição:

Cartão comum: RG, CPF, comprovante de endereço do titular ou responsável com no máximo 6 meses;

Cartão idosa 60 anos: RG, CPF, comprovante de Endereço do titular ou responsável com no máximo 6 meses (caso esteja em nome de terceiro, reconhecer firma em cartório);

Cartão idoso 65 anos: RG, CPF, comprovante de endereço do titular ou responsável com no máximo 6 meses (caso esteja em nome de terceiro, reconhecer firma em cartório);

Cartão PNE e PNE com acompanhante: RG, CPF, comprovante de endereço do titular ou responsável com no máximo 6 meses (caso esteja em nome de terceiro, reconhecer firma em cartório) e laudo da Previdência Social com CID atualizado no máximo há 3 meses;

Cartão estudante (particular): RG, CPF, comprovante de matrícula e comprovante de residência.

Demais informações

A gestão esclarece que só poderá acessar de forma gratuita quem apresentar o cartão criado pela empresa. Apenas os idosos têm o direito de permanecer circulando sem pagar as taxas desde que apresente um RG ou documento oficial com foto.

Em caso de dúvidas ou demais questionamentos, basta entrar em contato com a empresa através dos seguintes canais: [email protected] /WhatsApp (11) 97188-4743.

Segundo a prefeitura, a ação tem como finalidade garantir o direito ao transporte público para os moradores necessitados.

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Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.