Moradores do litoral de São Paulo agora podem viajar no transporte público de forma gratuita. Nessa semana, a prefeitura de Itanhaém informou que está fazendo o cadastramento para a emissão do bilhete eletrônico em parceria com a Expresso Fênix. A ação permitirá que os usuários possam circular pela cidade sem precisar pagar as tarifas. Saiba como participar.
O bilhete gratuito para o transporte público será destinado há grupos específicos da população. As solicitações passaram a ser feitas desde essa quinta-feira (10) e se manterão ao longo das próximas semanas.
Segundo a prefeitura, é preciso acessar o portal da empresa responsável pelo transporte urbano da região para poder escolher entre as modalidades listadas mais abaixo. Depois disso, basta preencher o formulário digital e aguardar a confirmação do sistema. O cartão é retirado em um prazo de até 72h.
Conheça as modalidades e documentos para inscrição:
Cartão comum: RG, CPF, comprovante de endereço do titular ou responsável com no máximo 6 meses;
Cartão idosa 60 anos: RG, CPF, comprovante de Endereço do titular ou responsável com no máximo 6 meses (caso esteja em nome de terceiro, reconhecer firma em cartório);
Cartão idoso 65 anos: RG, CPF, comprovante de endereço do titular ou responsável com no máximo 6 meses (caso esteja em nome de terceiro, reconhecer firma em cartório);
Cartão PNE e PNE com acompanhante: RG, CPF, comprovante de endereço do titular ou responsável com no máximo 6 meses (caso esteja em nome de terceiro, reconhecer firma em cartório) e laudo da Previdência Social com CID atualizado no máximo há 3 meses;
Cartão estudante (particular): RG, CPF, comprovante de matrícula e comprovante de residência.
Demais informações
A gestão esclarece que só poderá acessar de forma gratuita quem apresentar o cartão criado pela empresa. Apenas os idosos têm o direito de permanecer circulando sem pagar as taxas desde que apresente um RG ou documento oficial com foto.
Em caso de dúvidas ou demais questionamentos, basta entrar em contato com a empresa através dos seguintes canais: valetransporte.itanhaem@expressofenix.com.br /WhatsApp (11) 97188-4743.
Segundo a prefeitura, a ação tem como finalidade garantir o direito ao transporte público para os moradores necessitados.