Bolsa Família inicia calendário de pagamentos INÉDITO nesta quinta-feira (10)

Pontos-chave
  • Segurados do Bolsa Família passam a receber por nova plataforma;
  • Pagamentos do auxílio emergencial são encerrados nos próximos dias;
  • Envios pelo Caixa Tem será destinado apenas a grupos específicos.

Caixa Econômica Federal reformula os pagamentos do Bolsa Família. A partir desta quinta-feira (10), os segurados do programa social contaram com uma modalidade inédita de depósitos. Agora, os valores referentes aos benefícios passaram a ser enviados através da poupança digital do Caixa Tem. Além disso, o banco estará encerrando o cronograma do auxílio emergencial.

Bolsa Família inicia calendário de pagamentos INÉDITO nesta quinta-feira (10) (Imagem: Google)
Bolsa Família inicia calendário de pagamentos INÉDITO nesta quinta-feira (10) (Imagem: Google)

Se você está aguardando pela última rodada do auxílio emergencial através do Bolsa Família, fique atento. A partir de hoje, a Caixa passará a ofertar os valores através do aplicativo Caixa Tem.

Inicialmente, apenas aqueles com NIS final 9 e 0 receberão o valor por depósito conforme o calendário oficial do projeto social. Todos os segurados ainda terão acesso ao saque imediato.

Organização dos pagamentos

Neste momento, serão contempladas cerca de 1,6 milhões de famílias cujo o número final do NIS é 1. Para eles, o valor varia entre R$ 300 e R$ 600, sendo a quantia máxima ofertada exclusivamente para as mães de família solteiras.

Já a partir da desta sexta-feira (11), os depósitos serão autorizados para quem tem o número no NIS finalizado em 2.

Ao todo, com o fim do calendário previsto para o próximo dia 23, o programa deverá contemplar aproximadamente 14,274 milhões de famílias.

Veja o calendário do Bolsa Família em dezembro

  • 10 de dezembro – NIS de final 1
  • 11 de dezembro – NIS de final 2
  • 14 de dezembro – NIS de final 3
  • 15 de dezembro – NIS de final 4
  • 16 de dezembro – NIS de final 5
  • 17 de dezembro – NIS de final 6
  • 18 de dezembro – NIS de final 7
  • 21 de dezembro – NIS de final 8
  • 22 de dezembro – NIS de final 9
  • 23 de dezembro – NIS de final 0
Bolsa Família inicia calendário de pagamentos INÉDITO nesta quinta-feira (10) (Imagem: Google)
Bolsa Família inicia calendário de pagamentos INÉDITO nesta quinta-feira (10) (Imagem: Google)

Detalhes sobre os depósitos do Caixa Tem

A decisão de integrar os segurados do Bolsa Família a poupança digital da Caixa, segundo o governo, tem como finalidade permitir que aproximadamente nove milhões de pessoas passem a ter um registro bancário.

Conforme explicou o ministério da cidadania, esse grupo passará a ter registros na Caixa Econômica, podendo realizar uma série de serviços financeiros.

Para o mês de dezembro, a organização de pagamentos pelo Caixa Tem acontecerá da seguinte forma: primeiro os inscritos com o fim do NIS em 9 e 0 serão contemplados, o que significa 1,5 milhões de pessoas. Depois os demais passarão a ser inclusos mês a mês até que todos estejam integrados.

A divisão pelo número do NIS, explica a Caixa, tem como finalidade não aglomerar os serviços da plataforma do Caixa Tem, evitando assim entraves para estes e outros grupos contemplados:

Cronograma de pagamentos do Bolsa Família pelo Caixa Tem

  • Dezembro – NIS de finais 9 e 0
  • Janeiro – NIS de finais 6,7 e 8
  • Fevereiro – NIS de finais 3, 4 e 5
  • Março – NIS de finais 1, 2 e indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua.

Para os demais que não estão inclusos nesse lote inicial, os valores permaneceram sendo depositados conforme as antigas regras de pagamento.

A quantia é enviada para a conta do cartão cidadão do segurado que pode fazer o saque mediante a utilização do mesmo.

Movimentações do Bolsa Família pelo app

Já no caso de quem for receber pelo Caixa Tem nesse mês, o acesso a ferramenta será feito por meio da utilização da senha já registrada no cartão cidadão.

O segurado não precisará ir até uma unidade da Caixa para fazer o registro. Basta instalar o aplicativo, digitar os dados de identificação pessoal, confirmar o acesso pelo sms enviado ao celular e a conta poupança será validada.

Por meio do app será possível fazer pagamentos virtuais, compras online e transferências para demais contas. O saque seguirá sendo feito com o uso do cartão cidadão em qualquer caixa eletrônico.

Por fim, haverá ainda um cartão de débito virtual para que os usuários façam compras na internet ou pagamentos por meio da leitura de QR Code.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.