Caixa cria fila de espera virtual para acesso ao auxílio emergencial, FGTS e abono salarial

Usuários do Caixa Tem devem aguardar para acessar seus benefícios. Nessa semana, a poupança digital da Caixa Econômica Federal está passando por um período de instabilidade em sua plataforma digital. Aqueles que desejam consultar os valores do auxílio emergencial, FGTS emergencial e abono salarial estão precisando aguardar em uma fila de espera. Entenda o porquê.

Caixa cria fila de espera virtual para acesso ao auxílio emergencial, FGTS e abono salarial (Imagem: Google)
Caixa cria fila de espera virtual para acesso ao auxílio emergencial, FGTS e abono salarial (Imagem: Google)

Na última segunda-feira (07), o provedor da IBM, plataforma responsável pelo trafego de informações do Caixa Tem, foi paralisado. O motivo do entrave se deu mediante uma falta de água na unidade de São Paulo, fazendo com que os computadores parassem de funcionar.

Diante do ocorrido, a utilização do Caixa Tem ficou inviabilizada. Milhares de segurados que estavam tentando acessar os valores do abono salarial, auxílio emergencial ou do saque emergencial do FGTS passaram a relatar, em suas redes sociais, que não estavam se conectando no aplicativo.

Acesso em espera

Somente após um período de 12 horas é que o caso foi inicialmente resolvido. No entanto, ainda mesmo ao longo desta terça-feira (08), a população permaneceu se queixando sobre o acesso.

Nesse momento está sendo necessário aguardar em uma fila de espera para poder consultar a carteira digital.

Pagamentos, consultas e transferências bancárias permanecem travados, segundo os relatos. Questionada, a Caixa informou que está trabalhando para resolver 100% os problemas do sistema.

Já a IBM explicou, através de seu perfil do twitter, que “uma falha de resfriamento dentro do prédio que abriga o data center da empresa em São Paulo causou a interrupção temporária do serviço”.

Sobre o Caixa Tem

A plataforma foi desenvolvida com a finalidade de otimizar os pagamentos dos benefícios sociais do governo. Inicialmente, tiveram acesso a ela apenas os segurados do auxílio emergencial. Já na sequência, os pagamentos do saque emergencial pelo FGTS também passaram a ser inclusos.

Para poder estar registrado no Caixa Tem não é preciso ir até a agência bancaria criar uma conta. Basta instalar o aplicativo, gratuito para todos os telefones, informar os dados de identificação pessoal e confirmar o registro na poupança digital.

É válido ressaltar que as transações são totalmente gratuitas e vêm sendo ministradas exclusivamente pela Caixa Econômica Federal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.