Caixa cria fila de espera virtual para acesso ao auxílio emergencial, FGTS e abono salarial

Usuários do Caixa Tem devem aguardar para acessar seus benefícios. Nessa semana, a poupança digital da Caixa Econômica Federal está passando por um período de instabilidade em sua plataforma digital. Aqueles que desejam consultar os valores do auxílio emergencial, FGTS emergencial e abono salarial estão precisando aguardar em uma fila de espera. Entenda o porquê.

Caixa cria fila de espera virtual para acesso ao auxílio emergencial, FGTS e abono salarial (Imagem: Google)
Caixa cria fila de espera virtual para acesso ao auxílio emergencial, FGTS e abono salarial (Imagem: Google)

Na última segunda-feira (07), o provedor da IBM, plataforma responsável pelo trafego de informações do Caixa Tem, foi paralisado. O motivo do entrave se deu mediante uma falta de água na unidade de São Paulo, fazendo com que os computadores parassem de funcionar.

Diante do ocorrido, a utilização do Caixa Tem ficou inviabilizada. Milhares de segurados que estavam tentando acessar os valores do abono salarial, auxílio emergencial ou do saque emergencial do FGTS passaram a relatar, em suas redes sociais, que não estavam se conectando no aplicativo.

Acesso em espera

Somente após um período de 12 horas é que o caso foi inicialmente resolvido. No entanto, ainda mesmo ao longo desta terça-feira (08), a população permaneceu se queixando sobre o acesso.

Nesse momento está sendo necessário aguardar em uma fila de espera para poder consultar a carteira digital.

Pagamentos, consultas e transferências bancárias permanecem travados, segundo os relatos. Questionada, a Caixa informou que está trabalhando para resolver 100% os problemas do sistema.

Já a IBM explicou, através de seu perfil do twitter, que “uma falha de resfriamento dentro do prédio que abriga o data center da empresa em São Paulo causou a interrupção temporária do serviço”.

Sobre o Caixa Tem

A plataforma foi desenvolvida com a finalidade de otimizar os pagamentos dos benefícios sociais do governo. Inicialmente, tiveram acesso a ela apenas os segurados do auxílio emergencial. Já na sequência, os pagamentos do saque emergencial pelo FGTS também passaram a ser inclusos.

Para poder estar registrado no Caixa Tem não é preciso ir até a agência bancaria criar uma conta. Basta instalar o aplicativo, gratuito para todos os telefones, informar os dados de identificação pessoal e confirmar o registro na poupança digital.

É válido ressaltar que as transações são totalmente gratuitas e vêm sendo ministradas exclusivamente pela Caixa Econômica Federal.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.