Usuários do Caixa Tem devem aguardar para acessar seus benefícios. Nessa semana, a poupança digital da Caixa Econômica Federal está passando por um período de instabilidade em sua plataforma digital. Aqueles que desejam consultar os valores do auxílio emergencial, FGTS emergencial e abono salarial estão precisando aguardar em uma fila de espera. Entenda o porquê.
Na última segunda-feira (07), o provedor da IBM, plataforma responsável pelo trafego de informações do Caixa Tem, foi paralisado. O motivo do entrave se deu mediante uma falta de água na unidade de São Paulo, fazendo com que os computadores parassem de funcionar.
Diante do ocorrido, a utilização do Caixa Tem ficou inviabilizada. Milhares de segurados que estavam tentando acessar os valores do abono salarial, auxílio emergencial ou do saque emergencial do FGTS passaram a relatar, em suas redes sociais, que não estavam se conectando no aplicativo.
Acesso em espera
Somente após um período de 12 horas é que o caso foi inicialmente resolvido. No entanto, ainda mesmo ao longo desta terça-feira (08), a população permaneceu se queixando sobre o acesso.
Nesse momento está sendo necessário aguardar em uma fila de espera para poder consultar a carteira digital.
Pagamentos, consultas e transferências bancárias permanecem travados, segundo os relatos. Questionada, a Caixa informou que está trabalhando para resolver 100% os problemas do sistema.
Já a IBM explicou, através de seu perfil do twitter, que “uma falha de resfriamento dentro do prédio que abriga o data center da empresa em São Paulo causou a interrupção temporária do serviço”.
Sobre o Caixa Tem
A plataforma foi desenvolvida com a finalidade de otimizar os pagamentos dos benefícios sociais do governo. Inicialmente, tiveram acesso a ela apenas os segurados do auxílio emergencial. Já na sequência, os pagamentos do saque emergencial pelo FGTS também passaram a ser inclusos.
Para poder estar registrado no Caixa Tem não é preciso ir até a agência bancaria criar uma conta. Basta instalar o aplicativo, gratuito para todos os telefones, informar os dados de identificação pessoal e confirmar o registro na poupança digital.
É válido ressaltar que as transações são totalmente gratuitas e vêm sendo ministradas exclusivamente pela Caixa Econômica Federal.