ENEM Digital atrasado! MEC admite NÃO ter fechado contrato para aplicação da prova

Faltando pouco mais de um mês para a aplicação do ENEM Digital, o MEC afirmou, dias atrás, que o contrato para realização dessa modalidade do exame ainda não está concluído. Será a primeira vez que os estudantes participam do Exame virtual, que é uma espécie de piloto para os próximos anos.

ENEM Digital atrasado! MEC admite NÃO ter fechado contrato para aplicação da prova
ENEM Digital atrasado! MEC admite NÃO ter fechado contrato para aplicação da prova (Imagem/Reprodução: Google)

Ao todo, 100 mil estudantes de todos os estados brasileiros vão participar do Enem Digital em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Acontece que, o Ministério da Educação noticiou que os tramites para a realização dessa modalidade do exame ainda não foram concluídos.

Nem mesmo o orçamento está fechado, o que preocupa bastante dado que faltam 54 dias para as provas serem aplicadas.

Contrato do Enem Digital

De um modo geral, a empresa responsável pelo Enem é a Fundação Cesgranrio. Mas para a realização da versão digital do exame algumas cláusulas contratuais ainda estão sendo modificadas.

Quando essa modalidade foi divulgada, o Inep afirmou que o orçamento estimado de R$ 20 milhões não previa a compra de novos equipamentos.

Pois a ideia era usar os computadores e a estrutura que as escolas já possuíssem.

Acontece que fazer uso do equipamento já existente é algo que demanda estudo quanto a logística, a preparação.

Também será necessário redobrar a segurança nessa modalidade para evitar ataques virtuais.

Fundação Cesgranrio no Enem

O contrato da fundação vem desde 2017. A empresa é responsável pela elaboração da prova, a organização dos locais de prova e contratação das equipes que participam do exame.

Para o Enem Digital, a Fundação irá desenvolver o software que os estudantes utilizarão para responder às provas.

Enem Digital, por quê?

A prova digital que um grupo de estudantes brasileiros vai participar é um piloto, ou seja, um teste, para o Ministério da Educação.

Nesse ano, o MEC poderá observar como os estudantes se comportam nessa modalidade de prova, como a aplicação pode ser realizada, entre outras questões.

A ideia do MEC é fazer com que aos poucos o Enem tradicional seja substituído pelo Enem Digital. O que deve acontecer totalmente apenas em 2026.

Continue acompanhando a editoria de Carreiras no portal  FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.