Casa Verde e Amarela vai criar aluguel social para famílias de baixa renda; entenda

Novo programa habitacional do governo poderá conceder aluguel para seus segurados. Na última semana, a equipe pública informou que está estudando a possibilidade do Casa Verde e Amarela pagar aluguel para a população com renda mensal de até 3 salários mínimos. O projeto ainda está em fase de estruturação, mas já conta com alternativas para sua administração.

Casa Verde e Amarela vai criar aluguel social para famílias de baixa renda; entenda (Imagem: Google)
Casa Verde e Amarela vai criar aluguel social para famílias de baixa renda; entenda (Imagem: Google)

Depois de lançar o Casa Verde e Amarela, o governo vem trabalhando as formas de manutenção e utilização do projeto.

Além de construir imóveis do zero com linhas de financiamento mais em conta, o programa almeja também reformar casas já utilizadas e pagar alugueis para grupos específicos.

Proposta de aluguel

A função de aluguel foi a mais recentemente divulgada. A ideia é que o chamado Aluguel Social ocorra através de parcerias público privadas, intituladas de PPPs.

Para que funcione, a proposta deverá contar com a participação do poder público (governo federal, Estado ou município), responsável por custear uma parcela das taxas mensais de moradia.

Concessão de terrenos

O governo avalia ainda a possibilidade de separar imóveis específicos para participarem do aluguel social. A ideia é que o terreno possa ser cedido pelo poder público e uma empresa parceria construa os residenciais para a moradia.

A imobiliária é quem ficará responsável pela gestão desse condomínio durante toda a vigência do contrato. Do outro lado, o governo ficará monitorando se haverá a isenção no aluguel autorizando uma concessão patrocinada.

O texto da proposta está sendo analisado pelo Ministério da Economia e deverá passar ainda pela validação do Ministério de Desenvolvimento Regional. Após a conclusão total das medidas de financiamento e regras para participação é que será acompanhado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Público alvo

Os representantes que estão encabeçando o projeto explicaram ainda que poderá participar da taxa de aluguel o cidadão que tiver uma renda de até três salários mínimos. No entanto, é válido ressaltar que esse critério pode ser alterado a depender do financiamento total da proposta.

A ideia é que todos esses tramites sejam definidos até o fim de dezembro, com a conclusão da folha orçamentária prevista para 2021.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.