No início desta semana, a Caixa Econômica Federal informou que cerca de R$ 7,9 bilhões do Saque Emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que foram depositados na conta poupança digital não foram movimentados. Por conta disso, os recursos retornarão para a conta vinculada aos trabalhadores.
O Saque Emergencial FGTS foi criado pela Medida Provisória 946/20 para auxiliar os brasileiros à enfrentarem a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.
O calendário de pagamentos, no valor de R$1.045, teve início no mês de junho e terminou em novembro. Neste período, foram disponibilizados cerca de R$ 37,8 bilhões para mais de 60 milhões de trabalhadores.
Desse total, cerca de 20,9% (R$ 7,9 bilhões) não foram retirados. Os trabalhadores que ainda quiserem retirar o dinheiro, podem solicitar pelo aplicativo do FGTS, entre os dias 7 e 31 de dezembro.
O banco explica que nesse caso, o saldo será transferido novamente para a conta digital aberta pela CAIXA, ficando disponível para movimentação pelo aplicativo Caixa Tem.
Consultas
A CAIXA informa que os trabalhadores precisam estar com os dados cadastrais atualizados para receber o Saque Emergencial. Para isso, é preciso acessar o aplicativo FGTS, complementar os dados cadastrais e solicitar o saque dos valores. O valor e a data de liberação do crédito serão informados em seguida.
Como sacar?
No dia 14 de novembro, a Caixa Econômica Federal encerrou o calendário do FGTS emergencial. Ou seja, todos os grupos de trabalhadores estão autorizados a sacar o crédito, desde que já tenham acesso à sua conta no Caixa Tem.
O saque emergencial pode ser retirado por meio de caixa eletrônico, saque em espécie (em uma agência do banco), ou transferência, sem custo, para outras contas, de qualquer instituição, sem necessidade de ser o titular da mesma.
Em caso de dúvidas, utilize os canais disponibilizados pela CAIXA para atender demandas relacionadas ao saque emergencial: App FGTS, site fgts.caixa.gov.br ou Central de Atendimento CAIXA 111 na opção 2.