Pular para o conteúdo

Como consultar informe de rendimentos do IR na Receita Federal? Acesse o passo a passo

O informe de rendimentos é um documento bastante requisitado na época da DIRPF (Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física), por ser essencial para um planejamento financeiro adequado. A Receita Federal informou que é possível consultar no portal e-CAC, os rendimentos informados por fontes pagadoras.

Confira o o passo a passo para consultar informe de rendimentos do IR na Receita Federal (Imagem: Adobe Stock)

Como consultar?

Para realizar a consulta, é preciso utilizar o código de acesso ou acesso único (conta Gov.Br). É possível criar 1 código de acesso no portal e-CAC.

Com o acesso liberado, o contribuinte consegue acessar o informe de rendimentos clicando sobre as opções “Declarações e Demonstrativos”, serviço: “Consulta Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras”.

De acordo com a Receita, essa medida é especialmente relevante para os contribuintes com CPF na situação ‘pendente de regularização’, pois poderão consultar pendências, obter seu informe de rendimentos e preencher sua Declaração de Imposto de Renda pela internet, sem precisar sair de casa.

O que é informe de rendimentos?

O informe de rendimentos é um documento no qual constam todos os valores recebidos no período de 1 ano por uma pessoa física. Também conhecido com comprovante de rendimentos, o documento funciona, na maior parte dos casos, como um holerite dos ganhos do contribuinte no ano anterior.

Tais dados são fundamentais na hora de elaborar a declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física), porém também pode ser útil em outros momentos, pois há diversos modelos de informes que podem ser obtidos.

Os mais comuns são os informes de rendimentos fornecidos por:
empresas; bancos; INSS e corretoras de investimentos.

Como conseguir o informe de rendimentos?

As formas mais comuns de recebimento de informe são: remuneração pelo trabalho; bônus ou comissão; investimentos; renda através de aluguel; pensão
e aposentadoria.

Depois de recebido é necessário analisar a fonte que paga o Imposto de Renda e pedir esse documento preenchido para as instituições.

Quais são os tipos de informe de rendimentos?

O mais comum é o informe de rendimentos da empresa, que é fornecido obrigatoriamente aos funcionários. O prazo legal para esse fornecimento, em geral, acaba logo antes do início do período de entrega da DIRPF.

No informe de rendimentos do banco devem constar os extratos de investimentos, os saldos das contas (seja poupança ou corrente) e também o rendimento da poupança. A solicitação deve ser feita na agência ou diretamente com o gerente. O prazo de entrega é o mesmo que vale para as empresas.

Quem possui outros tipos de renda, que não o salário convencional, precisa retirar o informe de rendimentos em diferentes instituições.

Por exemplo, para quem é aposentado ou pensionista, deve obter o informe de rendimento do INSS junto ao órgão. Este informe, inclusive, pode ser obtido diretamente no site do INSS.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!