Malha fina do IRPF 2020: Quem foi incluso no pagamento do lote residual?

Na última segunda-feira (30), a Receita Federal realizou o pagamento do lote de restituições da malha fina do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF 2020) referente ao mês de novembro. A quantia de R$ 399 milhões será distribuída a 198.967 contribuintes. Quando uma pessoa tem algum problema na declaração, cai na malha fina. Após a resolução, a restituição é disponibilizada.

Malha fina do IRPF 2020: Quem foi incluso no pagamento do lote residual?
Malha fina do IRPF 2020: Quem foi incluso no pagamento do lote residual? (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Desse total, R$ 143,8 milhões são referentes aos contribuintes com prioridade legal — 3.559 idosos acima de 80 anos, 26.599 entre 60 e 79 anos, 2.924 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 12.312 que possuem a maior fonte de renda no magistério. Além destes, há 153.573 não prioritários.

Como verificar se teve a declaração liberada

Para conferir se foi incluso no pagamento, o contribuinte poderá conferir pelo site da Receita Federal. Dentro do Portal e-CAC, será possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda para verificar se há inconsistências de dados indicados pelo processamento.

Caso tenha algum problema, a pessoa poderá avaliar as inconsistências e realizar a regularização pela entrega de declaração retificadora.

Além disso, o interessado pode entrar no aplicativo para consultar as declarações do IR e a situação cadastral no CPF.

Pagamento e agendamento

O pagamento da restituição da Receita por meio do Banco do Brasil. No entanto, se o valor não for creditado, será preciso agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em qualquer naco, pelo seu nome.

Neste caso, o contribuinte deverá entrar em contato pessoalmente com uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Pelo Portal BB, o agendamento também poderá ser realizado. A restituição terá disponibilidade no banco pelo prazo de um ano.

Se não houver o resgate dentro deste prazo, deverá realizar o requerimento pela internet — por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente pelo Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.