Inscrições ENCCEJA 2021: Calendário do processo seletivo foi publicado; veja!

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é um exame aplicados aos estudantes do EJA, ou seja, jovens e adultos que não concluíram os estudos e que pretendem conseguir o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio. O Inep acaba de divulgar mais informações do Encceja 2020, saiba agora!

Inscrições ENCCEJA 2020: Calendário do processo seletivo foi publicado; veja!
Inscrições ENCCEJA 2020: Calendário do processo seletivo foi publicado; veja! (Imagem/Reprodução: Google)

O exame acontece todos os anos, por meio dele os estudantes têm acesso a certificação de conclusão dos estudos básicos. Nesse Encceja 2020, os inscritos serão submetidos a prova apenas em abril de 2021.

Por conta da pandemia e a necessidade de que aglomerações sejam evitadas, o Inep decidiu por adiar a prova, que será presencial.

Calendário Encceja 2020

Confira agora o calendário completo do Exame:

  • 14 a 20 de dezembro de 2020: Justificativa de ausência no Encceja de 2019
  • 28 de dezembro de 2020: Divulgação do Resultado das justificativas
  • 11 a 22 de janeiro de 2021: Inscrições
  • 11 e 22 de janeiro: Período de solicitação de atendimento especial, de tratamento pelo nome social
  • 25 de abril de 2021: Aplicação da prova

Inscrições Encceja 2020

O prazo só será aberto a partir de 11 de janeiro de 2021, para se inscrever os candidatos precisam ser estudantes do EJA e acessar o Site do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Lembrando que quem se inscreveu para a aplicação do exame em 2019 e não compareceu precisa justificar a ausência antes de efetuar a inscrição do Encceja 2020.

Por que participar do Encceja 2020?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é a forma mais “fácil” dos estudantes do EJA receberem a certificação de conclusão do ensino básico (fundamental e médio).

As provas são diferentes, pois os assuntos cobrados são referentes ao segmento em que o estudante precisa concluir.

Assim ele não será submetido a assuntos desconhecidos ou a uma grande demanda de conteúdo.

A prova é gratuita e acontece uma vez ao ano, o que permite que os estudantes se preparem para participar.

Vale dizer também que a participação não é obrigatória, os estudantes podem continuar estudando na EJA e obterão o certificado de conclusão do ensino básico igualmente.

Continue acompanhando a editoria de Carreiras no portal  FDR.

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.