Calendário licenciamento SP: Último mês para regularizar seu veículo

Atenção motoristas! O Detran de São Paulo reforça que o calendário de licenciamento de 2020 entra em seu último mês. Em dezembro, os donos de veículos com placas final 0 precisam realizar o licenciamento anual obrigatório, além dos caminhões com placas final 9 e 0. O valor do serviço para ambos é de R$93,87.

Calendário licenciamento SP: Último mês para regularizar seu veículo
Calendário licenciamento SP: Último mês para regularizar seu veículo (Imagem: Andre Borges/Agência Brasília)

Em todo o Estado de São Paulo, o procedimento do licenciamento é realizado totalmente pela internet, fazendo com que não seja mais preciso comparecer a uma agência do Detran ou Poupatempo para emissão anual do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), documento que autoriza a circulação do veículo e que precisa ser portado.

Como obter o licenciamento

O motorista deve informar o número do Renavam do veículo em um banco que possua convênio com o Detran de SP, caixa eletrônico ou internet banking para efetuar o pagamento da taxa de licenciamento e dos débitos em aberto caso tenha.

No dia seguinte ao pagamento da taxa, o CRLV digital estará disponível nos portais do Poupatempo, Detran SP e Denatran para que o motorista faça download e impressão do documento.

É possível utilizar também os aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O CRLV digital poderá ser salvo no próprio celular e impresso, em papel sulfite comum.

Importante dizer que o documento digital tem a mesma validade que o impresso.

Para que o CRLV digital possa ser emitido, todos os débitos ligados ao veículo precisam estar quitados. Também é exigido o pagamento em dia do DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres).

Não licenciar o veiculo é caracterizado como infração de trânsito gravíssima de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito.

Calendário de Licenciamento para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque:

Calendário para veículos registrados como caminhão

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.