Atenção motoristas! O Detran de São Paulo reforça que o calendário de licenciamento de 2020 entra em seu último mês. Em dezembro, os donos de veículos com placas final 0 precisam realizar o licenciamento anual obrigatório, além dos caminhões com placas final 9 e 0. O valor do serviço para ambos é de R$93,87.
Em todo o Estado de São Paulo, o procedimento do licenciamento é realizado totalmente pela internet, fazendo com que não seja mais preciso comparecer a uma agência do Detran ou Poupatempo para emissão anual do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), documento que autoriza a circulação do veículo e que precisa ser portado.
Como obter o licenciamento
O motorista deve informar o número do Renavam do veículo em um banco que possua convênio com o Detran de SP, caixa eletrônico ou internet banking para efetuar o pagamento da taxa de licenciamento e dos débitos em aberto caso tenha.
No dia seguinte ao pagamento da taxa, o CRLV digital estará disponível nos portais do Poupatempo, Detran SP e Denatran para que o motorista faça download e impressão do documento.
É possível utilizar também os aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. O CRLV digital poderá ser salvo no próprio celular e impresso, em papel sulfite comum.
Importante dizer que o documento digital tem a mesma validade que o impresso.
Para que o CRLV digital possa ser emitido, todos os débitos ligados ao veículo precisam estar quitados. Também é exigido o pagamento em dia do DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestres).
Não licenciar o veiculo é caracterizado como infração de trânsito gravíssima de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito.