Agências do INSS atrasam atendimento em Tocantins e usuários reclamam

Segurados do INSS Tocantins fazem queixa quanto ao funcionamento das agências. Mesmo com a retomada presencial desde o mês de novembro, há muitos moradores desta região que não estão conseguindo ser atendidos pelo órgão. Uma reportagem do portal G1 relevou que para a grande maioria do estado as perícias e solicitações de benefícios permanecem travadas.  

Agências do INSS atrasam atendimento em Tocantins e usuários reclamam (Imagem: Google)
Agências do INSS atrasam atendimento em Tocantins e usuários reclamam (Imagem: Google)

Devido a pandemia do covid-19, o INSS vem passando por uma série de problemas quanto ao funcionamento de suas agências. Inicialmente as unidades ficaram cerca de seis meses de portas fechadas para atender as necessidades de isolamento social. Já em novembro as portas foram reabertas, mas isso não garante o atendimento para todos.  

População critica administração  

No Tocantins, o senhor José Bonifácio explica que está há meses tentando ter acesso a sua aposentadoria. Com 65 anos, ele trabalhada desde sua adolescência e ao finalmente obter o direito do benefício precisa lidar com problemas administrativos do INSS.  

“Eu já completei os meus 65 anos. Assim que estava funcionando aí eu vim aqui, falei com a moça e ela falou: não seu José, assim que o senhor completar a idade do senhor, vem no outro dia que eu dou entrada para o senhor na hora, mas fechou né”, disse. 

Outro caso similar é de Welington Loubak, que está na espera pela renovação de seu benefício cancelado ainda em agosto. Segundo ele, o motivo do entrave está relacionado a ausência de perícia que o próprio INSS não tem condições de realizar nesse momento.  

“A demora que incomoda porque nessa pandemia, sem dinheiro, como tem duas crianças ainda para criar”, lamentou o autônomo. 

Pronunciamento do INSS 

Questionado sobre a situação no Tocantins, o INSS explicou que a demanda para a aprovação dos benefícios supriu a quantidade de servidores para análise.

O órgão explicou que com o acúmulo causado pelo covid-19 vem trabalhando para que os atendimentos sejam normalizados, mas ressalta que nesse momento é preciso ter paciência.  

As justificativas para os atrasos estão sendo relacionadas as dificuldades amplificadas pelo isolamento social. As agências estão operando com o número inferior de servidores e nem todas as unidades estiveram aptas para a reabertura. Por fim, o instituto solicita ainda que os segurados permaneçam monitorando seus casos através dos portais eletrônicos. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.