Como saber se vou receber REAJUSTE no auxílio doença do INSS? Descubra aqui!

Segurados do INSS passam a receber acréscimos por meio do auxílio doença. A partir do mês de dezembro, o Instituto Nacional do Seguro Social passará a pagar a diferença para aqueles que solicitaram a antecipação do benefício. Os valores variam de acordo com a faixa de renda de cada contemplado e deverão ser depositados até 31 de dezembro

Como saber se vou receber REAJUSTE no auxílio doença do INSS? Descubra aqui! (Imagem: Google)
Como saber se vou receber REAJUSTE no auxílio doença do INSS? Descubra aqui! (Imagem: Google)

Diante da pandemia do covid-19, o INSS passou a conceder parcelas antecipadas do auxílio doença.

A medida teve como finalidade reduzir o número de pessoas na concessão do benefício e assim fazer os pagamentos com base no salário mínimo.  

Entretanto, há cidadãos que têm o direito de receber mais do que o atual piso nacional de R$ 1.045. 

Para esse grupo, o INSS passará a pagar a diferença de valores a partir desta semana. Terão direito aos acréscimos todos aqueles que receberam depósitos da antecipação até o dia 31 de outubro.  

Como consultar 

Para quem está em dúvida se terá direito ou não aos acréscimos, é possível consultar o valor da parcela por meio do Meu INSS. Outra opção ainda é por meio das cartas enviadas pelo próprio órgão.

Aqueles que serão contemplados receberão um documento com todas as informações do novo cálculo, onde há o valor final sinalizado. Há ainda como checar os dados através do telefone 135 ou em uma agencia do instituto.  

Segundo a gerência da previdência, serão contemplados 600 mil segurados. Ao todo, foram antecipados mais de 1,1 milhão de benefícios ao longo dos últimos quatro meses.

O INSS explica ainda que o pagamento do reajuste será feito de forma tradicional, através de um depósito na conta corrente informada pelo cidadão.  

Ele poderá ter acesso ao saque através da utilização de seu cartão ou indo diretamente no caixa de seu banco. O valor do depósito será feito com correção e proporcional ao tempo de afastamento, ou seja, pelo total de parcelas recebidas. 

Para mais informações basta acompanhar o Meu INSS e acessar a área individual do usuário através do registro de sua documentação pessoal. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile