Pagamento do 14º salário do INSS vai acontecer? Saiba quais as chances para aprovação

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que estavam esperando receber o 14º salário neste ano, não vão poder contar com esse benefício.

Pagamento do 14º salário do INSS vai acontecer? Saiba quais as chances para aprovação
Pagamento do 14º salário do INSS vai acontecer? Saiba quais as chances para aprovação (Imagem: Reprodução/Google)

As chances de que o governo aprove a medida são mínimas. A proposta surgiu depois que o que o pagamento do abono foi adiantado e deixou os segurado do INSS sem o seu principal amparo neste final do ano.

O 13º foi pago de forma antecipada para os segurados por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. 

Neste ano, a parcela que normalmente é paga em julho foi liberada em abril e maio.

A segunda que sempre é paga em dezembro, foi paga em maio e junho, com isso, os segurados estão desamparados agora.

14º salário

Durante o ano surgiram algumas propostas para o 14º salário dos pensionistas e aposentados. Uma delas foi a proposta popular o projeto de Lei 3.657/2020.

O projeto de lei foi acatado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) que está como relator do projeto no Senado.

De acordo com ele são cerca de 35 milhões de brasileiros aposentados e pensionistas do INSS e que cerca de 80% ganham só um salário mínimo mensal. 

Para a aprovação do texto a argumentação foi que “a pandemia está fazendo um enorme estrago na economia e na vida das pessoas menos favorecidas”. Sendo assim, a concessão do 14º salário emergencial, reiterou ele, “é uma questão humanitária”.

O advogado Sandro Gonçalves é o autor da ideia, e acredita que a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus socorreu os segurados no começo da crise.

Porém, ele enxerga que em dezembro, esses segurados vão ficar sem esse benefício o que pode causar consequências ainda maiores para eles.

A ideia do projeto foi apresentada no dia 29 de maio, e no dia 6 de junho já tinha conseguido 20 mil apoiadores.

A proposta ainda está esperando para ser votada, mas não há tempo suficiente para que o benefício seja aprovado e liberado para a população.

Para quem seria pago?

O benefício seria pago para aqueles que recebem:

  • Auxílio-doença
  • Auxílio-acidente
  • Aposentadoria
  • Pensão por morte
  • Auxílio-reclusão

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.