Informe de rendimentos do IRPF está disponível na Receita Federal; veja COMO acessar

A Receita Federal liberou na última sexta-feira, 27, o Portal e-CAC para as consultas dos rendimentos informados por fontes pagadoras. Estes informes são utilizados na Declaração do Imposto de Renda.

Informe de rendimentos do IRPF está disponível na Receita Federal; veja COMO acessar
Informe de rendimentos do IRPF está disponível na Receita Federal; veja COMO acessar (Imagem Google)

Como consultar

Os contribuintes precisam acessar o portal e-CAC e inserir o código de acesso ou acesso único (conta gov.br). Caso não possua, é possível criar um código de acesso através do portal.

Ao ter seu acesso concedido, o contribuinte consegue visualizar o informe de rendimentos indo na opção “Declarações e Demonstrativos”, serviço: “Consulta Rendimentos Informados por Fontes Pagadoras”.

Os contribuintes que constam com CPF em situação “pendente de regularização” devem se beneficiar da consulta, “pois poderão consultar pendências, obter seu informe de rendimentos e preencher sua Declaração de Imposto de Renda integralmente pela internet, sem precisar sair de casa”, diz a Receita Federal.

Receita libera regularização do CPF pela internet

Após identificar um aumento na demanda por serviços ligados à regularização do CPF nos últimos dias em postos de atendimento físicos, a Receita Federal lançou em seu portal na internet uma nova ferramenta chamada de Meu CPF.

Com esta nova ferramenta, os cidadãos conseguem consultar, atualizar e ainda emitir o CPF.

A Receita preparou um guia com diversas situações em que o CPF pode estar comprometido, e o que o cidadão precisa fazer para regularizar o documento em cada uma delas.

As dúvidas também podem ser tiradas em uma sessão de perguntas e respostas que reúnem as perguntas mais comuns sobre o CPF.

Em situações comuns, o cidadão não precisa sair e consegue resolver a pendência de casa.

O CPF pode ser atualizado pela internet e caso tenha a necessidade de apresentação de documentos, eles podem ser enviados por e-mail à Receita Federal.

Será preciso enviar uma selfie segurando o documento como forma de comprovar a veracidade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.