FIES 2020: Último dia para renovar contrato de financiamento; saiba COMO fazer

Pontos-chave
  • Estudantes têm até hoje para fazer a renovação do financiamento;
  • Quem precisa fazer o adiantamento não simplificado do Fies 2020 vai realizar um processo um pouco mais longo;
  • Veja quais documentos necessários para a renovação do Fies 2020.
  • E se eu perder o prazo?

O Fundo de Financiamento Estudantil – Fies 2020 concede financiamento do estudo de nível superior a pessoas que não têm condições de arcar com o pagamento das mensalidades de instituições privadas. Estudantes têm até hoje, 30, para fazer a renovação.

publicidade
FIES 2020: Último dia para renovar contrato de financiamento; saiba COMO fazer (Imagem/Reprodução: Google)
FIES 2020: Último dia para renovar contrato de financiamento; saiba COMO fazer (Imagem/Reprodução: Google)

Se você é estudante nível superior que faz uso do Fies 2020 e ainda não renovou o seu financiamento, precisa correr, pois o prazo se esgota hoje. E provavelmente não será prorrogado, já que o MEC já prorrogou o prazo no início de novembro.

Renovação do Fies 2020

A renovação que está sendo encerrada hoje (30) é a do segundo semestre letivo de 2020. O prazo foi aberto assim tão “tarde” por conta do atraso nos calendários letivos de 2020 causados pela pandemia do Corona Vírus.

publicidade

Essa renovação do Fies 2020 pode ser feita por dois grupos distintos:

  •  Aquelas pessoas que terão cláusulas do contrato mudadas, como a pessoa que é fiadora do estudante. A esses tipos se contrato é dado o nome de não simplificado.
  • Pessoas que possuem o adiantamento simplificado, também devem fazer a renovação.
  • Também até o final desse mês os estudantes que fazem uso do Financiamento podem realizar a transferência de curso ou de instituição de ensino; e ainda fazer a solicitação de aumento do prazo para quitar o financiamento.

Como fazer a renovação do Fies 2020?

Com base nos dois grupos descritos, existem algumas formas de realizar a renovação ou adiantamento do contrato.

Para o adiantamento simplificado, o procedimento é realmente mais simples de ser feito. Basta que o candidato acesse o portal. Se as informações estiverem todas OK, ele só precisará confirmá-las e pronto.

Caso aconteça algum choque de informações, ele precisa se dirigir até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, mesmo local em que ele poderá pegar o seu Documento de Regularidade de Matricula – DRM que deve com todas as assinaturas necessárias, do presidente da comissão.

Cada instituição de ensino superior privada que oferece vagas pelo Fies possui a sua CPSA própria.

publicidade

Já quem precisa fazer o adiantamento não simplificado do Fies 2020 vai realizar um processo um pouco mais longo. O estudante precisa também acessar o portal e conferir seus dados, após se dirigir até a CPSA para pegar o seu Documento de Regularidade de Matricula – DRM.

Após isso, juntamente com seu fiador ou responsável jurídico ele precisa ir até o banco, munido dos documentos, e formalizar o adiamento.

Depois de regularizar a situação no banco e com o documento emitido pela entidade bancária em mãos, ele precisa, novamente, ir até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento e entrega-lo a eles, finalizando o processo.

publicidade
FIES 2020: Último dia para renovar contrato de financiamento; saiba COMO fazer
FIES 2020: Último dia para renovar contrato de financiamento; saiba COMO fazer (Imagem/Reprodução: Google)

Quais documentos necessários para a renovação do Fies 2020?

Do estudante:

  • Documento de identificação com foto;
  • CPF do aluno ou do responsável, quando menor de 18 anos;
  • Em caso de atualização do estado civil: Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge;
  • Documento de Regularidade de Inscrição – DRI que o aluno buscou anteriormente na CPSA;
  • Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando isso se aplicar;
  • Comprovante de residência atualizado.
publicidade

Do fiador:

  • Documento de identificação com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certidão de casamento, quando isso se aplicar;
  • CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de rendimentos.

E se eu perder o prazo?

O prazo se encerra hoje, 30, e no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE encontramos as seguintes palavras como resposta a essa pergunta:

publicidade

Caso o estudante não compareça à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) ou ao Agente Financeiro (instituição bancária) nos prazos determinados, a inscrição será cancelada, podendo o estudante realizar nova inscrição a qualquer tempo”.

Então, caso ainda não tenha acessado o portal e solicitado o adiantamento/renovação do Fies 2020, corra, pois restam apenas algumas horas para o prazo ser encerrado.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Para mais informações sobre o Fies, siga acompanhando a nossa editoria de Carreiras no portal  FDR.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.