Pagamento do lote residual do IRPF acontece nesta segunda-feira (30); veja QUEM recebe

A Receita Federal deposita nesta segunda-feira (30), o pagamento do lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020. Quase 200 mil contribuintes que caíram na malha fina do imposto e acertaram as contas com o Fisco, terão direito à receber o dinheiro, totalizando mais de R$ 399 milhões.

Pagamento do lote residual do IRPF acontece nesta segunda-feira (30); veja QUEM recebe                                 (Imagem: Reprodução/Google)

Desse total, R$ 143,88 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal, sendo 3.559 idosos acima de 80 anos, 26.599 entre 60 e 79 anos, 2.924 com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 12.312 contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério.

Além disso, 153.573 contribuintes não prioritários, que fizeram a entrega da declaração até 12 de novembro, também foram contemplados.

A consulta pode ser feita através do portal da Receita Federal ou por meio do aplicativo disponível para sistemas Android e iOS, que facilitam a consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. A consulta também pode ser feito no Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC) ou pelo telefone 146.

Consulta do IRPF 2020

Ao realizar a consulta, o contribuinte será informado que:

–  foi contemplado e que receberá os valores na próxima semana;

–  a declaração está na “fila de restituição”, o que significa que está tudo correto e é preciso aguardar a liberação dos valores nos próximos meses;

–  a declaração está “em processamento”, ou na “fila de espera” do órgão, ou seja, pode ser que exista alguma inconsistência de informações, e o contribuinte terá que revisá-la para ter certeza.

Dinheiro depositado na conta

Após a liberação, o valor da restituição será depositada na conta que o contribuinte informou na base de dados da Receita e fica disponível para saque por 01 ano. Se o beneficiário não movimentar o montante neste período, ele volta para a base da Receita.

Caso isso aconteça, será preciso solicitar o saque através da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no Portal e-CAC, no serviço ‘Meu Imposto de Renda’.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deverá comparecer pessoalmente a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

O contribuinte também poderá fazer o agendamento do pagamento através do Portal BB acessando o endereço https://www.bb.com.br/irpf.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!