Receita cria site EXCLUSIVO para consultar, emitir e atualizar CPF

Após identificar um aumento na demanda por serviços ligados à regularização do CPF nos últimos dias em postos de atendimento físicos, a Receita Federal lançou em seu portal na internet uma nova ferramenta chamada de Meu CPF.

Receita cria site EXCLUSIVO para consultar, emitir e atualizar CPF
Receita cria site EXCLUSIVO para consultar, emitir e atualizar CPF (Imagem: Reprodução/Google)

Com esta nova ferramenta, os cidadãos conseguem consultar, atualizar e ainda emitir o CPF.

A Receita preparou um guia com diversas situações em que o CPF pode estar comprometido, e o que o cidadão precisa fazer para regularizar o documento em cada uma delas.

As dúvidas também podem ser tiradas em uma sessão de perguntas e respostas que reúnem as perguntas mais comuns sobre o CPF.

Em situações comuns, o cidadão não precisa sair e consegue resolver a pendência de casa. O CPF pode ser atualizado pela internet e caso tenha a necessidade de apresentação de documentos, eles podem ser enviados por e-mail à Receita Federal.

Será preciso enviar uma selfie segurando o documento como forma de comprovar a veracidade.

Receita abre consultas a novo lote residual do IR

A Receita Federal abriu na última segunda (23), as consultas ao lote residual do Imposto de Renda de novembro de 2020. Este novo lote residual vai pagar R$399 milhões a cerca de 198 mil contribuintes. O dinheiro das restituições estará disponível a partir do dia 30.

Para consultar se o nome está incluso neste lote residual, o contribuinte deverá acessar o site da Receita através da internet ou ligar para o telefone 146.

Pela internet é possível consultar também se existem inconsistências na declaração e corrigi-las através do portal e-CAC, indo no menu Meu Imposto de Renda.

Caso o contribuinte tenha a restituição liberada mas não receber o valor, ele deve ligar para a Central de atendimento no número 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial destinado para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.