Antecipou o auxílio-doença do INSS? Governo libera pagamento da SUA revisão

Nesta terça-feira (24), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informou que vai iniciar a revisão automática para o pagamento das diferenças devidas para os segurados que tiveram a antecipação do auxílio-doença concedida até 31 de outubro.

Antecipou o auxílio-doença do INSS? Governo libera pagamento da SUA revisão
Antecipou o auxílio-doença do INSS? Governo libera pagamento da SUA revisão (Foto: FDR)

Essa autorização para o pagamento das parcelas atrasadas foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (23).

Ao todo foram 1,1 milhão de pagamentos antecipados, mais de 600 mil segurados se encaixam no novo lote de análises automáticas. No entanto, isso não quer dizer que todo o grupo vai receber os valores da revisão.

Ainda não se sabe ao certo qual o número de beneficiários que vai receber os atrasados.

Essa diferença é válida para os beneficiários que possuem uma média salarial, no qual vai garantir um auxílio acima de um salário mínimo, de R$1.045.

Na pandemia causada pelo novo coronavírus, as perícias médicas foram paralisadas. Mas o procedimento é necessário para que o beneficiário receba o benefício por incapacidade temporária por conta de acidentes ou doenças.

Por conta disso, quem adoeceu e precisou ficar afastado, pôde comprovar sua doença por meio de um atestado médico e recebeu a antecipação do benefício sem necessidade de passar por uma perícia presencial.

No mês de outubro, o INSS já autorizou a revisão e o pagamento de diferença para cerca de 497 mil segurados que tiveram a sua antecipação concedida até o dia 2 de julho deste ano.

O segurado que terá direito a diferença vai receber uma carta do INSS com as informações para o recálculo, assim como o total devido. O valor pago como forma de antecipação foi de R$1.045, isto é, um salário mínimo. 

O pagamento vai ser feito na conta-corrente, para aqueles que recebem nesta modalidade, direto no caixa do banco ou o saque com o cartão magnético.

Auxílio Antecipado

Essa diferença será depositada na conta do segurado com a correção da inflação do período.

1,1 milhão

  • É o número total de beneficiários que tiveram a antecipação do auxílio

600 mil

  • São os segurados entraram neste lote de revisões de benefícios

497 mil

  • Já estavam passando pela reanálise desde o mês de outubro

Quem vai receber?

Uma parte dos segurados que anteciparam o benefício receberão valores em atraso e o pagamento será realizado para aqueles que tiverem uma média salarial acima de um salário mínimo.