BPC e Bolsa Família poderão receber REAJUSTE no pagamento e 13º salário fixo

Segurados do Bolsa Família e do BPC poderão passar por reajustes orçamentários. Há um projeto de lei tramitando na Câmara dos Deputados com a finalidade de aumentar os valores ofertados para estes dois grupos. No caso dos cidadãos inscritos no BPC a ideia é que um abono de natal seja fixado no cronograma do projeto. Já para o BF avalia-se uma correção com acréscimos anuais.   

BPC e Bolsa Família poderão receber REAJUSTE no pagamento e 13º salário fixo (Imagem: Google)
BPC e Bolsa Família poderão receber REAJUSTE no pagamento e 13º salário fixo (Imagem: Google)

Atualmente, quem recebe o BPC não têm direito ao décimo terceiro salário do INSS. A legislação do programa prever apenas o pagamento de 12 parcelas com base no piso nacional. 

Já no caso dos segurados do Bolsa Família, o programa não passa por reajustes de valores a se considerar a inflação.  

Com o novo projeto em análise a ideia é que esses procedimentos sejam revistados. O texto sugere que a população inscrita no Bolsa Família tenha o benefício aumentado conforme os índices do INPC (Índice de preços no consumidor) ou, na ausência deste, IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a cada mês de janeiro.  

Já para o BPC a ideia é que o salário de dezembro seja liberado em dobro, criando assim um benefício de natal. A mesma media seria aplicada ainda para os beneficiários do Bolsa Família que poderão contar com um salário extra.  

Ambas as pautas estão em votação em Brasília e deverão ser finalizadas até o mês de dezembro. A expectativa até o momento é de que o projeto seja reprovado sob a justificativa de falta de orçamento público diante da crise do covid-19.  

Calendários atuais de pagamento do BPC em dezembro 

Enquanto o texto não é aprovado, os segurados deverão receber o 12º salário do ano ao longo dos próximos dias. A organização do cronograma é feita a partir do número final de inscrição no programa: 

  • Final 6: 1º de dezembro 
  • Final 7: 2 de dezembro 
  • Final 8: 3 de dezembro 
  • Final 9: 4 de dezembro 
  • Final 0: 7 de dezembro 
  • Final 1: 22 de dezembro 
  • Final 2: 23 de dezembro 
  • Final 3: 28 de dezembro 
  • Final 4: 29 de dezembro 
  • Final 5: 30 de dezembro 

Pagamento do Bolsa Família 

Já para quem é do Bolsa Família, mesmo não havendo o 13º comprovado, há a última parcela de extensão do auxílio emergencial. O benefício será ofertado nas seguintes datas:  

Número final do NIS  Data de recebimento 
NIS final 1  10 de dezembro 
NIS final 2  11 de dezembro 
NIS final 3  14 de dezembro 
NIS final 4  15 de dezembro 
NIS final 5  16 de dezembro 
NIS final 6  17 de dezembro 
NIS final 7  18 de dezembro 
NIS final 8  21 de dezembro 
NIS final 9  22 de dezembro 
NIS final 0  23 de dezembro 

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.