INSS ou previdência privada? Saiba MELHOR opção para conseguir sua aposentadoria

Pontos-chave
  • Os brasileiros que desejam se aposentar têm 2 opções de planejamento;
  • A primeira é pelo INSS que faz o pagamento para aqueles que contribuíram à Previdência Social;
  • A segunda forma são os investimentos na previdência privada.

Atualmente, muitos brasileiros estão a espera do seu benefício social pago pelo governo por meio do INSS. Como aposentadoria por idade, invalidez ou tempo especial, e isso acaba limitando as pessoas de investir em novos ativos.

INSS ou previdência privada? Saiba MELHOR opção para conseguir sua aposentadoria
INSS ou previdência privada? Saiba MELHOR opção para conseguir sua aposentadoria (Imagem: Reprodução/Google)

Os trabalhadores devem pensar a longo prazo, pois assim é possível trabalhar melhor os investimentos em maior tempo.

INSS

A seguridade social que é pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não pode ser sustentado a longo prazo, pois em breve existirão menos jovens e adultos, que são a População Economicamente Ativa (PEA) que paga e contribui com aqueles que já estão inativos.

Além disso, o governo possui o pagamento de um valor mínimo, que segue o valor do piso nacional que hoje é de R$1.045. Sendo assim, esse dinheiro pode não ser o suficiente para manter os gastos.

Os idosos ainda devem ter em mente que haverão outros gastos como o de convênio médico que de acordo com a idade é mais caro.

Uma outra despesa que deve ser contada é a dos remédios, no qual os idosos fazem uso para controlar diversas doenças como diabetes, pressão e entre outros.

Pensando nisso, os trabalhadores devem começar a decidir o futuro da sua aposentadoria, assim não é preciso depender de parlamentares para aprovar medidas ou não.

Caso o trabalhador seja autônomo ou empreendedor, deve considerar que atividades não concedem muitos benefícios como para aqueles que possuem contrato de trabalho na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Quais as aposentadorias disponíveis?

INSS ou previdência privada? Saiba MELHOR opção para conseguir sua aposentadoria
INSS ou previdência privada? Saiba MELHOR opção para conseguir sua aposentadoria (Foto: FDR)

Por meio do INSS, são ofertados diferentes tipos de aposentadorias

A primeira é por idade, na qual o segurado precisa ter realizado 15 anos de contribuição ao INSS e ter a idade mínima.

Para homens a idade é de 65 anos para trabalhadores urbanos e 55 para os rurais.

Já para as mulheres a idade mínima é de 60 anos para as trabalhadoras urbanas e de 55 anos para as trabalhadoras rurais.

Por tempo de contribuição, os homens devem ter 35 anos de contribuição, em qualquer idade. Já as mulheres, 30 anos de contribuição em qualquer idade.

Qual o rendimento das aposentadorias?

Para a aposentadoria por idade, o valor do benefício é de 70% da média salarial, com 1% em cima de cada ano que o segurado contribuiu. Apesar disso, o teto não pode ultrapassar 100%.

Tempo de contribuição

Trabalhadores de ambos os sexos devem ter contribuído, entre 53 e 48 anos respectivamente, sendo 30 ou 25 deles de contribuição acrescidos de 40% de multa sobre o período que pendente.

Previdência privada

Essa forma de previdência é indicada para aqueles que começaram a trabalhar por volta de 16 a 20 anos com o regime de Consolidação das Leis Trabalhistas, e que fizeram contribuição neste período.

O investimento é um complemento para o benefício que é pago pelo INSS, para que assim possa ser injetado nos seus investimentos a longo prazo.

Aqueles que desejam investir devem ter em mente com quantos anos pretendem se aposentar, para que assim seja possível definir quanto vai aplicar.

Determinado isso, o trabalhador poderá ter uma visão geral do seu futuro, para aqueles que possuem um padrão de vida alto e deseja manter é preciso depositar valores maiores.

Além disso, é preciso ter disciplina na hora de realizar a sua contribuição para que seja agregado valor em cima do que foi depositado.

Isso acontece, pois o dinheiro hoje vale mais do que deve valer daqui 2 anos, por conta da inflação.

A inflação acaba com o poder de compra dos brasileiros ano a ano, com isso o que você consegue comprar hoje com R$500 daqui há algum tempo não será possível comprar nem metade.

Uma das dicas é escolher uma previdência e selecionar a rentabilidade acima da inflação, para que o seu investimento tenha um bom retorno.

Esta informações pode consultada em um documento denominado lâmina, para acessar os detalhes como rentabilidade, histórico e taxas.

A previdência privada traz como ponto positivo um gestor que vai te apontar os melhores investimento e ajudar na administração dos recursos.

O profissional é responsável por injetar ativos dentro do fundo de previdência da melhor forma para ajudar o cliente. Sendo assim, ele compra e vende ativos com a intenção de ter maior rentabilidade.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.