Saque integral do FGTS: TODAS as situações em que você pode receber SEU dinheiro

Pontos-chave
  • Trabalhadores podem ter acesso ao saque integral do FGTS;
  • Caixa determina modalidades específicas autorizando a retirada;
  • Governo cria ainda dois pagamentos anuais pelo programa.

Trabalhadores podem ter acesso ao saque total de seu FGTS. Se você está passando por um momento de aperto financeiro e pensou em utilizar os valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para minimizar a situação, fique atento. Pelas normas do programa, a retirada integral pelo programa só pode ser feita em casos específicos. 

Saque integral do FGTS: TODAS as situações em que você pode receber SEU dinheiro (Imagem: Google)
Saque integral do FGTS: TODAS as situações em que você pode receber SEU dinheiro (Imagem: Google)

Para ter acesso ao saldo integral do FGTS o trabalhador precisa cumprir alguns pré-requisitos determinados pelo governo em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Apesar de ser uma quantia arrecadada pelo próprio cidadão, sua liberação só acontece em casos específicos, não tendo o titular acesso na hora que desejar.  

De acordo com o governo, a ideia de travar saques a qualquer momento do FGTS tem como finalidade gerar uma própria poupança para o cidadão, podendo este utiliza-la em situação de emergência.

Como para o desemprego, acidentes naturais, morte e aquisição de imóveis estão entre as situações que autorizam o saque integral. 

Lista de situações em que o FGTS pode ser sacado integralmente 

Demissão sem justa causa, pelo empregador  

Quando o cidadão é demitido sem um motivo de sua responsabilidade é possível sacar integralmente o FGTS.

Nesse caso, ele precisava ter trabalhado em regime de carteira assinada para assim ter acesso aos recursos do seu fundo de garantia.

O procedimento de solicitação é simples e deve ser feito mediante a apresentação do comprovante de demissão.  

Acidentes naturais 

Outra situação em que é possível sacar integralmente o FGTS é em caso de uma catástrofe. Enchentes, incêndios ou demais eventos que causem danos ao cidadão são justificativas para que o mesmo solicite seus fundos.

Nesse caso, o resgate acontece em uma agência Caixa, quando o titular comprovar os dados gerados em sua residência.  

Saque integral do FGTS: TODAS as situações em que você pode receber SEU dinheiro (Imagem: Google)
Saque integral do FGTS: TODAS as situações em que você pode receber SEU dinheiro (Imagem: Google)

Rescisão por falência 

A modalidade é válida para quanto o cidadão trabalha em uma empresa que decreta falência. Dessa forma, a Caixa subentende que seu contrato foi cancelado sem justa causa e autoriza o saque dos recursos do FGTS.

Para quem é empregada doméstica, ainda é possível fazer a retirada quando o patrão morre 

Aposentadoria ou ter mais de 70 anos 

Aqui o saque integral ocorre para quem se aposenta por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

O direito aos recursos do FGTS é concedido automaticamente e o cidadão deve negociar a retirada em parceria com a Caixa e o INSS.  

Doenças graves ou estado terminal 

No caso de pessoas com doenças graves também é possível fazer o saque. Câncer, HIV, entre outros podem solicitar o benefício. É válido ressaltar ainda que os dependentes podem fazer a negociação tendo em vista a incapacidade física do titular.  

Morte do trabalhador 

Quando o segurado morre, os valores de seu FGTS são diretamente transferidos para os seus dependentes.  

Compra da casa própria 

O programa permite ainda que o cidadão possa utilizar o saldo de seu FGTS para comprar sua casa. Nesse caso, o valor poderá descontar da parcela total do financiamento ou ainda pode ser sacado por total já para reduzir a quantia do imóvel. 

Três anos desempregado 

Para quem passou mais de três anos desempregado é possível solicitar os recursos. Para isso o cidadão deve comprovar o tempo de trabalho sob a apresentação de sua carteira e assim solicitar o saldo presente em suas contas inativas.  

Modalidades anuais do FGTS 

É válido ressaltar ainda que anualmente o governo Bolsonaro está liberando mais dois pagamentos pelo FGTS. O primeiro é o saque emergencial, onde é possível utilizar até R$ 1.045 do fundo, e o segundo é o saque aniversário 

Para quem está no saque emergencial, o benefício já foi depositado nas contas do Caixa Tem e pode ser sacado conforme o calendário abaixo:  

Calendário do saque emergencial do FGTS 2020 

Mês de nascimento  Crédito em Poupança Social Digital  Disponível para saque 
Janeiro  29/06/2020  25/07/2020 
Fevereiro  06/07/2020  08/08/2020 
Março  13/07/2020  22/08/2020 
Abril  20/07/2020  05/09/2020 
Maio  27/07/2020  19/09/2020 
Junho  03/08/2020  03/10/2020 
Julho  10/08/2020  17/10/2020 
Agosto  24/08/2020  17/10/2020 
Setembro  31/08/2020  31/10/2020 
Outubro  08/09/2020  31/10/2020 
Novembro  14/09/2020  14/11/2020 
Dezembro  21/09/2020  14/11/2020 

Já para os inscritos no saque aniversário a quantia varia de acordo com a faixa de renda do cidadão e segue o seguinte cronograma:  

Calendário especial do saque-aniversário em 2020 

Mês de aniversário  Mês de saque 
Janeiro  Abril a Junho de 2020 
Fevereiro  Abril a Junho de 2020 
Março  Maio a Julho de 2020 
Abril  Maio a Julho de 2020 
Maio  Junho a Agosto de 2020 
Junho  Junho a Agosto de 2020 
Julho  Julho a Setembro de 2020 
Agosto  Agosto a Outubro de 2020 
Setembro  Setembro a Novembro de 2020 
Outubro  Outubro a Dezembro de 2020 
Novembro  Novembro a Janeiro de 2021 
Dezembro  Dezembro a Fevereiro de 2021 

 

Saque Imediato do FGTS: Como sacar os R$1045? Posso Receber? Ver Saldo!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile