FIM do CRLV impresso vai diminuir valor do licenciamento em 2021? Detran explica!

Com o crescimento dos serviços oferecidos pela internet, o CRLV também passou a ser online. Com isso, fica a dúvida: o valor do documento será reduzido com o fim do formato físico? O Detran-MS diz que não.

Fim do CRLV impresso vai diminuir valor do licenciamento em 2021? Detran explica!
Fim do CRLV impresso vai diminuir valor do licenciamento em 2021? Detran explica! (Imagem Google)

Mesmo com o documento apenas em sua versão digital, o preço não deve ser reduzido. O CRLV é emitido somente em formato digital deste 1º de agosto seguindo a resolução do Cotran (Conselho Nacional de Trânsito).

A partir desta data, o proprietário recebe o documento e pode fazer a impressão do mesmo quantas vezes desejar.

O Detran diz também que a taxa cobrada pela emissão do documento não foi impactada pelas mudanças recentes.

Isto acontece, pois “o papel moeda utilizado para emissão do licenciamento anual não estava incluído no valor do serviço, uma vez que era fornecido pela Seguradora Líder, não gerando custos para o Departamento de Trânsito”.

Aconteceram também outras mudanças no Detran que absorveram as taxas que são cobradas dos motoristas:

“A evolução ocorrida no serviço de licenciamento acarretou uma série de adequações e melhorias, com a revisão periódica dos processos internos, impactando na adaptação e manutenção da estrutura tecnológica da autarquia, sendo que o valor da taxa cobrado pelo serviço de licenciamento de veículos não sofreu reflexo no conjunto das mudanças ocorridas”.

A cobrança pela segunda via com o documento online perde o sentido, já que o motorista pode reimprimir o documento quantas vezes forem necessárias.

Valor do CRLV no Mato Grosso do Sul

O valor a ser pago pelo documento é baseado nas UFERMS (Unidade Fiscal de MS) que muda todos os meses. Neste mês, o valor definido da unidade foi de R$34,23.

O valor do licenciamento é tabelado em 5 UFERMS. Sendo assim, para renovar a CRLV em novembro, o valor seria de R$171,15 por exemplo.

A tabela de serviços do Detran foi definida por força da Lei n. 4.282 de 2012. Alterações são realizadas somente após passar pela Assembleia Legislativa.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.