Detran-DF realiza mutirão neste sábado (21) e abre 700 vagas para vistoria veicular; saiba como agendar

Na última quinta-feira (19), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) começou a realizar o agendamento de 700 vagas para vistorias de veículos a serem feitas durante o mutirão que irá acontecer neste sábado (21).

Detran-DF realiza mutirão neste sábado (21) e abre 700 vagas para vistoria veicular; saiba como agendar
Detran-DF realiza mutirão neste sábado (21) e abre 700 vagas para vistoria veicular; saiba como agendar (Foto: Google)

As vagas serão voltadas aos postos de inspeção veicular do SIA, Gama e Paranoá, que irão funcionar pelo período da manhã, das 7h às 12h, e de Taguatinga, que funcionará à tarde, das 13h às 18h. Apenas veículos previamente agendados serão vistoriados nos mutirões, feitos sempre aos sábados até o dia 19 de dezembro.

O agendamento de veículos será realizado através do portal de serviços do Detran.

O atendimento tem como intuito diminuir a demanda por inspeção veicular para transferência de propriedade e de Unidade da Federação, que aumenta consideravelmente no final de cada ano e ainda teve seu crescimento agravado em 2020 em razão dos impactos causados pela pandemia do novo coronavírus.

O Detran informa que todas as unidades continuarão adotando os protocolos de segurança a fim de evitar a contaminação pelo Covid-19, com o objetivo de proteger seus servidores e usuários. O uso de máscara é obrigatório e só terá permissão a entrada de uma pessoa por veículo a ser vistoriado. 

Informações sobre o Detran

O Departamento Estadual de Trânsito é um órgão executivo dos estados brasileiros (e do Distrito Federal), ou seja, cada estado tem seu próprio Detran, que segue às leis e aos decretos estaduais a fim de determinar o seu próprio regimento interno.

A definição deste departamento está prevista na Lei 9.503, de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que faz a regulamentação do Sistema Nacional de Trânsito e dos órgãos administrativos que o compõem.

Quais as principais atribuições realizadas pelo Detran?

Apesar de cada Detran possuir seu próprio regimento, todos eles cumprem funções semelhantes. Veja algumas dessas atribuições feitas pelo departamento:

  • Primeira Habilitação
  • Reciclagem
  • Vistorias, emplacamentos e inspeções
  • Autuação e aplicação de medidas administrativas

Qual a importância desse órgão?

A atuação do Detran é fundamental para os cidadãos em questões relacionadas à regularização de veículos e de documentação. Já que, ao se tratar de questões burocráticas, esse departamento é a principal referência para os condutores em prática e em formação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!