Banco Central diz que jogos da loteria poderão ser pagos com o PIX

Na última segunda-feira (16), o Banco Central (BC) divulgou que o Pix, sua ferramenta de pagamentos e transferências instantâneos, que começou a funcionar oficialmente no dia 16 de novembro, poderá ser usado para realizar pagamentos em lotéricas.

Banco Central diz que jogos da loteria poderão ser pagos com o PIX
Banco Central diz que jogos da loteria poderão ser pagos com o PIX (Foto: Google)

Por conta disso, existe a possibilidade do cliente poder pagar jogos da Mega Sena, de loteria esportiva, entre outros, com o Pix.

“A novidade atende à demanda do mercado, que solicitava integração das lotéricas ao Pix, na qualidade de permissionárias da Caixa Econômica Federal”, afirmou o BC em nota.

De acordo com o BC, o Pix é capaz de acomodar todos os tipos de transação de varejo, envolvendo pessoas, empresas e governo. 

Inclusive, recentemente, o Banco Central fez a aprovação da extensão do Pix para recolhimento do FGTS e para contas das próprias instituições.

Período para melhorias

No mesmo comunicado, o BC disse que aprovou um período de seis meses para que seja possível que as instituições façam ajustes pontuais em suas respectivas plataformas que se conectam ao Pix.

“Embora o Pix esteja funcionando plenamente, algumas acertos pontuais podem ser necessários a fim de melhorar a experiência do usuário. Como esses ajustes são normais para um sistema da complexidade e magnitude do Pix, determinados apontamentos podem não ser configurados como infrações”, disse o BC.

No primeiro dia de operação, durante coletiva de imprensa, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, disse que algumas transações não foram finalizadas, porém ele negou instabilidades no sistema.

“É importante diferenciar o que é instabilidade do sistema e o que são operações que não foram completadas. Não houve nenhuma instabilidade no sistema. Houve um volume de operações que não foram completadas em um banco ou outro e monitoramos isso. Pode ter havido um erro na formatação da chave pelo banco. Quando há um volume grande de operações rejeitadas, entramos em contato com os bancos”, disse, em coletiva sobre o Pix.

O chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Angelo Duarte, informou que instituições maiores poderiam ter tido alguns problemas, porém tudo foi corrigido.

Dados consolidados registraram que foram realizadas 5,2 milhões de transações com o Pix nos primeiros três dias de operação, movimentando em torno de R$4,6 bilhões. No total, 78,2 milhões de chaves foram cadastradas

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!