INSS represa benefícios em São Paulo; aposentados e pensionistas formam filas gigantes

Atendimento do INSS em São Paulo gera filas com mais de 325 mil pessoas. Mesmo com a retomada das atividades presenciais, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social estão tendo dificuldade para terem acesso aos seus benefícios. Parte significativa daqueles que tinham realizado agendamentos ainda não conseguiram ser atendidos. 

INSS represa benefícios em São Paulo; aposentados e pensionistas formam filas gigantes (Imagem: Google)
INSS represa benefícios em São Paulo; aposentados e pensionistas formam filas gigantes (Imagem: Google)

Já se passaram dois meses desde que as agências do INSS de São Paulo voltaram a funcionar, mas ainda assim a população não está sendo atendida.

De acordo com dados obtidos por meio da Lei de Acesos à Informação, há cerca de 325.021 mil pessoas com os benefícios travados apenas no estado de São Paulo.

Desse total, 188.082 já estavam esperando pela análise anteriormente a reabertura das agências, o que significa que 57% não conseguiu ser atendido pelas plataformas digitais.

Há ainda cerca de 70 mil cidadãos aguardando por mais 45 dias para poder vencer o prazo do INSS.  

A maioria está tendo o acesso a pagamentos referentes ao auxílio-doença, salário-maternidade e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Desses, cerca de 78.431 precisam ainda passa por uma perícia médica, correndo o risco de ter a avaliação negada.  

Divisão das filas do INSS por categoria:  

  • 325.021 pessoas aguardam algum benefício 
  • 188.082 pessoas esperam por análise do pedido de aposentadoria (57% do total) 
  • 78.431 pessoas esperam por perícia médica (24% do total) 

TCU determina perícias online 

Diante dos processos de espera que já estavam sendo registrados, o Tribunal de Contas da União determinou que o INSS passasse a fazer perícias por vídeo chamadas. A medida visa otimizar o atendimento e assim andar mais rápido com as filas.  

Nesse momento, o órgão vem fazendo testes com segurados que estão vinculados a empresas parceiras. O programa piloto solicita que a contratante tenha um médico de sua escolha que faz a avaliação de saúde sob a vistoria de um perito do INSS em chamada de vídeo.  

O atendimento funcionará até o dia 31 de dezembro e caso seja concluído com sucesso deverá ser implementando nas normas do INSS para utilização em 2021. Até lá, quem não fizer parte desse grupo deve permanecer tentando um laudo nas agências físicas do órgão. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.