INSS anuncia FECHAMENTO das agências após remanejamento de feriado

Na próxima segunda-feira (23), as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vão abrir, pois o órgão adiou o ponto facultativo do Dia do Servidor que foi comemorado no dia 28 de outubro para o dia 23 de novembro. 

INSS anuncia fechamento das agências para próxima semana após remanejamento do feriado
INSS anuncia fechamento das agências para próxima semana após remanejamento do feriado (Foto: Google)

Essa medida faz parte da Portaria 364, que foi publicada em uma sessão extra do Diário Oficial da União (DOU), no dia 28 de outubro.

O órgão informou que os cidadãos podem procurar informações, solicitar benefícios e agendar os serviços pelo Meu INSS, no site ou aplicativo.

Além disso, pode ser feito pelo telefone 135 de segunda-feira a sábado, das 7 horas até às 22 horas.

Como agendar?

Primeiro é preciso acessar o portal Meu INSS ou baixar o aplicativo. Aqueles que não conseguirem podem ligar na central 135.

No início, vai ser solicitado que o usuário faça um cadastro. Alguns dos serviços não precisam de acesso com senha, como os agendamentos.

Para se cadastrar basta clicar em “Cadastrar senha”, preencher os dados, cadastrar sua senha e selecionar a opção “Continuar”.

Depois de logar, a página carregará a tela de serviços do Meu INSS. Após isso, só clicar em “Agendamentos/Solicitações”. Uma página com todos os seus requerimentos será aberta.

Se não tiver nenhum, aparecerá a mensagem: “Nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada”. Para agendar um novo pedido de aposentadoria, por exemplo, basta clicar no ícone “Novo requerimento”, no canto inferior direito.

Serviços disponíveis

  • Pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte
  • Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano
  • Acesso ao CNIS (Extrato Previdenciário)
  • Acesso ao extrato de empréstimo consignado
  • Acesso ao extrato de imposto de renda
  • Acesso à carta de concessão do benefício
  • Agendamento e resultado de perícia médica
  • Consulta à revisão do benefício
  • Pedido de recurso de benefício por incapacidade
  • Pedido de cessação de benefício por óbito
  • Cadastro ou renovação de representante legal
  • Atualização de dados cadastrais do beneficiário
  • Solicitação de exclusão de empréstimo consignado
  • Cadastro de pensão alimentícia
  • Cálculo de contribuição em atraso, emissão e ou cálculo de GPS
  • Atualização de dados cadastrais

Por conta da pandemia também é possível enviar o seu laudo para a perícia médica por meio do aplicativo.